Codó

Desativação do ensino médio em escolas causa revolta

Três escolas da cidade de Codó terão o ensino médio desativados.

Acélio Trindade/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h27

CODÓ - Estudantes e professores da rede estadual de ensino em Codó fazem manifestação contra a desativação do ensino médio em algumas escolas feitas pela Secretaria de Educação do Estado. Assista à reportagem de Acélio Trindade, da TV Mirante.

Três escolas terão ensino médio desativados em Codó. A Secretaria de Estado da Educação já explicou em nota à imprensa que está “otimizando espaços ociosos nas escolas em todo o Maranhão, no intuito de ofertar um ensino de melhor qualidade”.

Os manifestantes já sabem disso, mas não se contentam com a explicação porque no bairro onde moram só existia uma escola de ensino médio.

A escola pela qual estão lutando vai virar um Centro de Execução de Projetos Pedagógicos e vai, por exemplo, servir para capacitar professores. Mas não é isso que a comunidade da Trizidela deseja para ela.

Continua após a publicidade..

Cerca de quatrocentos alunos, dos três turnos, terão que tentar matrícula longe de casa. Os estudantes não querem.

“Eu ainda estou pensando em qual escola me matricular porque a distância vai ser muito grande da minha casa e também estou com medo de não achar vaga”, disse a estudante Samira Barbosa de Almeida.

A parada foi em frente à Regional de Educação onde houve muitos discursos cobrando um novo posicionamento do governo. A diretora regional, Raimunda Sousa da Silva, não quis gravar entrevista, mas informou que fará chegar à Secretaria Estadual o pedido dos pais, professores e estudantes.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação reafirmou a reorganização das escolas de ensino médio no Estado com o objetivo de aumentar a oferta de vagas, e de disponibilizar aos alunos equipamentos e material pedagógico necessários à aprendizagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.