Justiça eleitoral

Moradores de Codó devem passar por recadastramento

A Justiça Eleitoral vai transferir cem seções da cidade para a zona rural.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h31

CODÓ - Vinte e sete mil eleitores que moram na zona rural de Codó devem passar por um recadastramento. A ideia é garantir que o eleitor fique mais perto do seu local de votação. A Justiça Eleitoral vai transferir cem seções da cidade para a zona rural.

Veja, ao lado, na reportagem de Acélio Trindade e Cândido Sousa.

Na zona rural de Codó existem hoje 27.580 eleitores. Destes, só 25,36% votam em urnas instaladas em quatro povoados. Todos os demais precisam enfrentar viagens de caminhão para exercer sua cidadania no dia da eleição.

Seu João Rodrigues destaca o quanto isso é difícil. Votou até os 70 anos e sabe como ninguém que para ir à cidade sempre aparece alguém disposto a levar, mas depois do voto – a situação muda muito.

Continua após a publicidade..

Agora, a juíza eleitoral responsável por esta parte do município quer mudar tudo. De acordo com os planos da Justiça, todos os mais de 27 mil eleitores não terão mais que ir a cidade só para votar. Cento e uma seções eleitorais serão transferidas aqui para o campo e ficarão bem mais perto do eleitor rural.

A juíza explicou que todos os eleitores atingidos pela mudança terão que fazer um recadastramento. Quem não o fizer corre o risco de ter sua seção instalada num povoado distante de onde mora e, por isso, enfrentar a mesma dificuldade de transporte.

Para esclarecer outros detalhes da transferência a juíza realizará nesta segunda-feira, às 15h, uma audiência pública para a qual estão sendo convidados eleitores interessados no assunto e integrantes dos partidos que estarão na disputa ano que vem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.