Codó

Seduc Itinerante instala centro de estudos superiores em Codó

Vice-governador, João Alberto, garantiu que o Centro inicia suas atividades ainda este ano.

Acélio Trindade/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h13

CODÓ - A quarta etapa da Seduc Itinerante trouxe bastante alegria ao meio educacional de Codó. Um dos motivos de festa e comemoração foi o anúncio da implantação do Centro de Estudos Superiores, um Campus definitivo da Universidade Estadual do Maranhão no município.

O secretário estadual de educação, professor César Pires, fez questão de destacar a sua satisfação pessoal em poder participar desse momento, para ele, muito siginificante para sua terra natal.

“Não há outro caminho de formação que não seja dentro das universidades e dentre elas nós apresentamos aqui a Uema. A Uema aqui agora passa a ser um campus fixo da instituição. Há pouco tempo atrás nós trouxemos ela em forma de módulo, temporária quando havia demanda de capacitação de professores, de forma que é um sonho, uma vontade que guardava no meu peito durante muito tempo e essa esperança que eu trouxe para o Maranhão”, destacou César .

Universidade diferenciada

O vice-governador, João Alberto, garantiu que o Centro iniciará suas atividades ainda este ano. O representante maior da governadora na comitiva da Seduc Itinerante disse que é do interesse de Roseana Sarney que a Uema seja uma universidade diferenciada dentro de Codó indo além da educação dos acadêmicos.“A Uema vai ser completamente reestruturada no sentido novo, no sentido de que a cidade cresça com ela, que ela preste outro serviço além de ensinar o aluno. Nós precisamos muito de a pessoa já chegar com formação para orientar os nossos munícipes. Aqui em Codó, com o apoio do Zito, nós estamos instalando a Uema com vários cursos conforme anunciou o César Pires. A governadora Roseana quer dar todo apoio à prefeitura de Codó para que a Uema seja uma Universidade diferenciada nesta cidade”, disse o governador.

O reitor José Augusto Silva Oliveira ressaltou a importância do processo de interiorização da universidade pública no Estado.“A Uema, por ser a única universidade pública do Estado, tem este compromisso com o Maranhão e, portanto, o processo de interiorização dá visibilidade à este compromisso. Hoje é um dia importante porque é mais um campus da Uema que se instala, que faz parte deste processo de planejamento da interiorização da Universidade Estadual do Maranhão”, frisou o reitor.

Continua após a publicidade..

Diversos cursos serão oferecidos no pólo de Codó. O prefeito da cidade, Zito Rolim, agradeceu dizendo que sentiu-se presenteado com a instalação definitiva do Campus.“Esse sonho era de todos nós codoenses e hoje é uma realidade. Nós fomos agraciados, nós fomos presenteados com esta grande obra, esta grande ação que é a Uema que era um grande sonho de todos nós. Entendemos que esta não vai ser uma Universidade que venha pra ensinar, que venha capacitar o professor, que venha capacitar o aluno como bem falou aqui o vice-governador João Alberto, mas sim uma Uema atuante em todos os segmentos da sociedade. Era disso que precisávamos, era disso que nosso município estava carente”, afirmou Rolim.

Além do Campus, César Pires, também anunciou a construção de uma escola no distrito de Cajazeiras, a 86 kms da cidade, com 12 salas de aula. Uma escola da cidade passará a funcionar em tempo integral.

Promovidos

Cento e setenta e nove professoras e professores de Codó, Timbiras, Coroatá e São Mateus ouviram seus nomes sendo anunciados na solenidade, realizada na escola Ananias Murad. Todos foram promovidos e vão ganhar mais dinheiro a partir de agora.

“Durante muito tempo eu capacitei professores, também estendi a universidade aos professores e agora há o reconhecimento por parte da governadora que dá a promoção das professoras fazendo com que elas possam ganhar um pouco mais e não é só um ganho em si é uma motivação, é animação que elas passam a ter por ter um dinheiro a mais merecido por sua competência, pelo seu esforço de poder fazer um terceiro grau, enfim é um reconhecimento institucional que a governadora faz aos educadores maranhenses”, ressaltou Pires.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.