SÃO LUÍS - Com o objetivo de promover debates sobre a destinação final e tratamento do lixo domiciliar, hospitalar e industrial, a Plan, catadores e prefeituras de Codó e Timbiras realizam nesta sexta (19) e sábado (20) o I Seminário de Gestão do Lixo para a Inclusão Social de Codó e Timbiras. Além de discutir os problemas advindos da falta de tratamento do lixo e inexistência da coleta seletiva, o evento tentará buscar soluções mais simples e práticas para colaborar com o trabalho dos catadores, expostos a todo tipo de doença por falta de equipamentos de segurança e orientação adequada.
O projeto “Gestão e Beneficiamento do Lixo de Codó e Timbiras” tem duração de um ano e, nesse período, vai trabalhar diretamente com os catadores, fortalecendo o trabalho destes com a realização de palestras, oficinas e seminários de gestão e beneficiamento do lixo, visando a segurança, prevenção de riscos e melhoria da coleta dos resíduos sólidos – especialmente plásticos, ferro e outros metais – feita nos lixões da comunidade Codó Novo, em Codó, e comunidade São Sebastião, em Timbiras.
No primeiro dia do Seminário, será apresentado o “Diagnóstico de Resíduos Sólidos Urbanos de Codó e Timbiras”, um documento de quatro volumes, onde são apresentados, nos dois primeiros volumes, os diagnósticos dos lixões dos dois municípios, com o levantamento da situação do manejo dos resíduos e do sistema de limpeza urbana, além de fornecer informações que podem direcionar as discussões acerca das soluções a serem encaminhadas.
O terceiro volume trata dos Aspectos Socioeconômicos da Gestão dos Resíduos Sólidos, mostrando as condições dos catadores e do mercado do lixo existentes nesses municípios. E o quarto volume contempla propostas de alternativas socioeconômicas e ambientais elaboradas segundo as peculiaridades de cada localidade.
Estas propostas visam fornecer subsídios para a otimização do gerenciamento dos resíduos para minimizar seus efeitos negativos no meio ambiente, solucionar alguns problemas sociais, e promover o crescimento de uma atividade econômica que, mesmo ainda sendo considerada marginal, será de fundamental importância no desenho do novo modelo de desenvolvimento de todo o planeta.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.