CHAPADINHA - Os alunos do CCAA - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - realizaram hoje a primeira de uma série de manifestações reivindicando melhores condições para a realização de aulas práticas no Campus IV/Chapadinha.
O protesto teve início pela manhã, na frente do prédio da Câmara Municipal. Alunos dos 3 cursos do CCAA (agronomia, zootecnia e biologia) estão inconformados com a demora na execução das obras de conclusão do novo prédio do Centro, o que impossibilita a realização de aulas práticas nos laboratórios, uma vez que o prédio atual não oferece as condições necessárias para a instalação dos laboratórios.
No próximo dia 20, o CCAA completará dois anos de funcionamento em Chapadinha, mas o prédio ainda não foi concluído, o que fez com que os estudantes perdessem a paciência e iniciassem as manifestações.
“Está havendo um descaso conosco na UFMA. O poder público, de forma geral, não tem se manifestado, em nenhum momento, a favor de uma universidade que pode ser a propulsora do desenvolvimento de nossa região”, disse Waele Lopes, aluno do curso de agronomia. “Por enquanto, temos o apoio apenas de nossos professores e de nossa diretoria”, completou.
Com cartazes e apitos na boca, os estudantes saíram da frente da Câmara e foram às ruas do centro da cidade, parando em frente à prefeitura e, em seguida, na frente do Ministério Público e do Fórum. Com a manifestação, eles pretendem chamar a atenção da comunidade e das autoridades competentes para que alguma atitude seja tomada, no sentido de agilizar as obras do prédio e encontrar uma solução para a questão da invasão das terras da UFMA.
“Tem muitos alunos que vieram de outras cidades. São dois anos de gastos e todo mundo está na perspectiva de um dia melhorar, mas não queremos que melhore um dia, queremos hoje, porque estamos aqui é hoje e queremos que funcione hoje como deveria funcionar”, reclamou Marcos Monte, que é de São Luis e está no quinto ano do curso de agronomia.
De acordo com os estudantes, os protestos não vão parar agora e deverão contar também com a adesão de alunos do 3º ano do ensino médio de várias escolas da cidade. Foi montado um stand na Praça coronel Luis Vieira, para coleta de assinaturas da população.
Os estudantes já formaram uma comissão e pretendem, a partir da próxima segunda-feira 10, ter audiências com autoridades locais, para em seguida ir a São Luis, em busca de solução para os problemas enfrentados. “Nós não vamos deixar de ir ao CCAA, mas também não iremos assistir às aulas enquanto não tivermos uma resposta satisfatória para nossos questionamentos”, disse o mineiro Ivan, do curso de agronomia, durante entrevista no programa Rádio Denúncia da Mirante AM.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.