CAXIAS - Os dois casos suspeitos de febre maculosa, no Maranhão, foram descartados após testes feitos em duas irmãs adolescentes que moram em Caxias, cidade a 360 km de São Luís.
O resultado negativo foi divulgado pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina. As irmãs haviam apresentado sintomas parecidos com os da doença, que é transmitida pelo carrapato-estrela, comum em animais silvestres.
Após apresentarem os sintomas, as irmãs foram levadas para o Hospital de Doenças Tropicais de Teresina, no Piauí, onde amostras de sangue foram colhidas. Elas haviam sido liberadas para tratamento em casa, já que não haviam sintomas graves.
No entanto, em nota divulgada na manhã desta terça-feira (27), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí, não descartou os casos suspeitos (Leia a nota completa abaixo).
"A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informa que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do Piauí, não descartou os casos suspeitos como informado no JMTV1. O CIEVS tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população. Ou seja, compete a ele a confirmação ou descarte de casos dessa natureza."
Continua após a publicidade..
Febre maculosa
Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.
Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, ela é transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, o carrapato-estrela é um dos principais vetores. No entanto, qualquer espécie do parasita pode carregar a bactéria.
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
- Febre
- Dor de cabeça intensa
- Náuseas e vômitos
- Diarreia e dor abdominal
- Dor muscular constante
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
- Gangrena nos dedos e orelhas
- Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
Saiba Mais
- Anvisa aprova registro de kit para diagnóstico de febre maculosa
- Caxias investiga dois casos suspeitos de febre maculosa
- São Paulo confirma dois novos casos de febre maculosa no estado
- Pesquisadores buscam vacina contra a febre maculosa
- Saiba mais sobre a febre maculosa, que matou quatro pessoas em SP este mês
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias