Caxias

Mototaxistas reivindicam a regulamentação do serviço

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h34

CAXIAS - Há alguns meses, quem exigia a regulamentação do serviço de moto-táxi era a Prefeitura de Caxias. Agora, são os próprios mototaxistas que estão pleiteando a regulamentação do trabalho, e vão além, eles querem que todos os prestadores de serviços de transporte público, incluindo vans e ônibus, também sejam regulamentados.

Segundo os mototaxistas, nas últimas semanas a cidade foi inundada por uma série de vans e estas estariam prejudicando o trabalho dos mototaxistas. É que, além da competição pelo passageiro, eles afirmam que os donos destes veículos não são obrigados a pagar as mesmas taxas e muito menos lhes é exigido de documentação para que possam fazer o transporte de passageiros em Caxias.

Os mototaxistas, que já começaram a se organizar e não descartam a realização de manifestação pública, afirmam que não são contra a implementação de outros tipos de transportes públicos, mas são unânimes ao reivindicar a aplicação de leis para todos.

“Hoje, a gente não tem quem nos represente, mas todo mundo sabe que as vans e os ônibus circulam e ninguém sabe quem são os proprietários. E tem mais, a qualidade dos veículos é duvidosa. A gente paga imposto, alvará e outras taxas para circular, e eles fazem o quê?”, perguntou o mototaxista Carlos Henrique da Silva.

Os mototaxistas não querem apenas a regulamentação do serviço, alguns não escondem o descontentamento com a instalação das vans, que estariam reduzindo o número de corridas que muitos fazem durante o dia de um ponto a outro da cidade.

A população também estaria optando pelas vans por causa do baixo valor das passagens e também pela segurança que o veículo fechado oferece. “A gente nem tem como concorrer com as vans porque eles cobram R$ 1,00 pela passagem. Eu que fazia mais de 10 corridas por dia, hoje caiu muito porque a cidade está cheia de van”, queixou-se o mototaxista Francisco Oliveira.

Lei - No município, o transporte coletivo funciona de forma alternativa. De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), o ônibus é um paliativo, pois a Prefeitura de Caxias aguarda a aprovação de uma lei que regulamenta o transporte público municipal.

O problema é que a lei nunca foi elaborada pelo Executivo e muito menos encaminhada ao Legislativo para posterior aprovação. O assunto já chegou a ser discutido várias vezes pelos vereadores, mas não houve avanços.

O caxiense acha o transporte alternativo mais seguro e econômico do que o mototáxi, porém reclama da demora e da superlotação. Quem precisa espera mais de meia hora até que esteja quase lotado para poder circular na cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.