Caxias

Comércio de Caxias está com horário especial

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h44

SÃO LUÍS - O comércio caxiense está adotando horário especial de funcionamento. Este ano, o horário especial foi antecipado e diversas lojas já estão trabalhando em novo horário, fechando uma hora mais tarde desde a semana passada.

Esta semana, o horário de funcionamento acordado entre o Sindicato dos Comerciários e o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) é até as 19h. Na semana do Natal, o horário de funcionamento será ampliado e o comércio funcionará até as 22h.

Aos sábados e domingos, as lojas funcionarão das 8h às 22h, com exceção do dia 25 deste mês (Dia de Natal) e 1°de janeiro (Ano Novo). No dia 24, o expediente também será estendido até as 22h. Tudo para ninguém ter a desculpa de que não conseguiu comprar o presente de Natal de familiares e amigos por falta de tempo.

Segundo o presidente o Sindiloja, Ivan Ferreira, o horário extra tanto pode ser acordado entre os comerciantes e comerciários com o pagamento do trabalho prestado nas horas a mais, quanto transformado em dias de folga em datas já definidas, que pode acontecer no fechamento das lojas na segunda-feira de Carnaval ou durante a Semana Santa.

Além disso, o funcionário também tem direito a folga durante o ano de fevereiro a novembro na data escolhida por cada um. “Algumas folgas foram acordadas, como já acontece anualmente neste período, para serem gozadas ou durante o Carnaval ou na Semana Santa. Cada loja define com o trabalhador o seu esquema de folgas. Os trabalhadores do comércio só poderão ter jornada de 44 horas semanais com no máximo duas horas extras permitidas por lei e previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas [CLT]”, explicou o presidente do Sindilojas.

Benefícios

O horário especial beneficia, sobretudo, quem trabalha no comércio caxiense, ou quem não pode sair no horário comercial para ir às compras. “Na verdade, a maior parte das pessoas que trabalha aqui na loja só faz compra quando o 13º sai. O chefe permite que se saia mais cedo para que se possa fazer as compras de casa. A única coisa chata é ter que trabalhar no dia 24 até as 22h. Ficamos tão cansados que nem aproveitamos a ceia de Natal”, reclamou a vendedora Nayra Reis.

Quem não tem de trabalhar nesse horário, aproveita para visitar outras lojas no horário de almoço. Já para o consumidor Francisco Nunes, o fim da tarde é mais calmo para as compras.

“Eu acho melhor ir ao comércio no fim da tarde, porque é mais calmo e quem trabalha também pode ter tempo para resolver alguma coisa depois do expediente. Não precisa deixar as compras para o fim de semana”, aconselhou o consumidor.

Tradição

A tradição dos presentes parece ter sido iniciada com os presentes que os Reis Magos levaram para Jesus. Conforme relatado na Bíblia, no evangelho de Mateus: "E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, adoraram-no e abrindo seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.