CAROLINA - O Maranhão deverá registrar acréscimo de 3,0% na produção de grãos em 2015, na comparação à safra de 2014, o que representa um aumento de 125 mil toneladas.
O levantamento da produção agrícola de junho de 2015 sugere que a produção de soja deste ano, deverá ser maior que a safra de 2014, com um aumento de 200 mil toneladas, apesar da redução de 1,9% na produção desse grão em relação a estimativa divulgada em maio.
De acordo com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o aumento da produção da soja é resultado, principalmente, da melhor distribuição das chuvas em determinadas regiões do Estado.
No Maranhão foi registrada alta de 75,4% na exportação do grão no acumulado do primeiro semestre de 2015, somando mais de um milhão de toneladas, enquanto que em 2014, o Maranhão exportou pouco mais de quinhentas mil toneladas.
Continua após a publicidade..
No município de Carolina, avaliações feitas pela Comissão Regional de Estatísticas Agropecuárias, apontam que houve melhor distribuição das chuvas na região, e, com isso, a produção esperada deverá superar as cem mil toneladas.
Para a produção do milho, ainda que a estimativa do mês de junho aponte uma redução, o rendimento médio deverá ser maior que o registrado em 2014 (6,4%). Em relação ao feijão, a variação foi baixa, comparada ao ano anterior.
No caso do arroz, as estimativas apontam para reduções na área, produção e rendimento médio, o que acaba comprometendo ainda mais a cultura do arroz no Maranhão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias