CAMPESTRE DO MARANHÃO – A cidade de Campestre do Maranhão comemora 21 anos de emancipação política neste sábado (7). O pacato município de 14 mil habitantes cortado pela Rodovia Belém-Brasília (BR-010) tem como base de sua economia agricultura familiar de subsistência, a exploração do babaçu, o comércio informal e uma indústria.
Campestre surgiu como povoado de Porto Franco, no início da década de 1950 e cresceu ao receber famílias de várias regiões do Estado e até de outras partes do Brasil atraídas, inicialmente, pela extração de amêndoas do coco babaçu.
Assim como aconteceu com Imperatriz, a construção da Belém=-Brasília, na década de 1960 a povoação passou a se desenvolver. Também foi nessa época que se estabeleceu na cidade uma grande usina de produção de álcool.
Diante do crescimento e desenvolvimento, em 1993, Campestre foi elevada à condição de distrito de Porto Franco e finalmente conseguiu sua emancipação política em 1994. Esse foi o ano que além de Campestre, outros municípios da Região Tocantina se emanciparam.
Continua após a publicidade..
Em 1996 o município realizou sua primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores, sendo que em a instalação do novo município ocorreu em 1° de janeiro de 1997.
Programação
A prefeitura está anunciando para este sábado(7), uma vasta programação artística e cultural. O ponto alto será o show da dupla Simone & Simária na praça principal da cidade.
Saiba Mais
- Câmara de Vereadores de Campestre aprova pacote de matérias em sessão ordinária
- Recadastramento de servidores inicia dia 6 em Ribamar Fiquene
- Aberto o calendário letivo na rede municipal de ensino em Campestre do Maranhão
- Mulher mata homem a tiros em Campestre do Maranhão
- Corpo de homem é encontrado na zona rural de Campestre do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias