BURITUCUPU - Estabelecer uma interface de aproximação e interação do meio acadêmico e governamental com o meio rural da região, em especial da agricultura familiar, indígenas e quilombolas. Esse é um dos principais objetivos da proposta-piloto Café com Prosa Rural, desenvolvida pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu.
Coordenado pelo professor Alisson Jordão, o projeto de extensão rural busca, desde sua concepção, contar com a participação ativa do público-alvo, partindo da sua formulação até a implementação das ações, garantindo sempre o intercâmbio entre os saberes dos agricultores e trabalhadores rurais com o meio acadêmico.
De acordo com Alisson Jordão, embora exista um conjunto significativo de políticas públicas e tecnologias geradas como resultado de pesquisas, muitas vezes essas informações não chegam ao meio rural de forma satisfatória, seja pela falta de acesso à informação ou pela metodologia utilizada, que não dialoga com os agricultores. Isso faz com que essas tecnologias não sejam assimiladas e implementadas de fato.
Continua após a publicidade..
“A reversão desse cenário depende, sobretudo, de uma melhor integração entre as diferentes ações, programas e projetos existentes nos órgãos governamentais nas esferas municipal, estadual e federal, sendo este papel provocador e integrador mais um dos objetivos do Café com Prosa Rural”, declara.
Dessa forma, o professor ministrou a palestra A importância da vacinação contra a febre aftosa para a saúde do rebanho no dia 12 de novembro na Escola Municipal São Sebastião, localizada na Assentamento Boa Esperança (Cikel), em Buriticupu. A atividade contou com a participação dos estudantes Ariston de Sousa Moraes, Derlan da Silva Almeida, Maria Julia Costa de Sousa, que cursam o 3º ano do curso técnico subsequente em Agronegócio.
O Café com Prosa Rural também abre caminho para que os discentes, ao participarem ativamente das ações, consigam de forma interdisciplinar perceber as diferentes realidades existentes e com isso colocar em prática os conhecimentos adquiridos no seu processo de formação profissional, garantindo uma formação realmente conectada com as demandas da sociedade.
Saiba Mais
- Estudantes de Buriticupu fazem visita em termoelétrica
- Ação social entrega presentes para crianças em Buriticupu
- Inscrição para seletivo IFMA de Buriticupu encerra nesta terça-feira
- IFMA: alunos realizam visita técnica na Região Tocantina
- IFMA de Buriticupu abre seletivo para o curso de Serviços Públicos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias