passaporte diplomático cancelado

Flávio Bolsonaro entrou nos EUA com passaporte cancelado

Flávio Bolsonaro usou passaporte cancelado pelo STF para entrar nos EUA nesta quarta-feira (28). O registro consta na agência de fronteiras dos EUA.

Ipolítica, com informações de O Globo

Flávio Bolsonaro entrou nos Estados Unidos com passaporte diplomático brasileiro cancelado, segundo registro da agência americana de fronteiras. (Reprodução)

BRASIL – O senador Flávio Bolsonaro (PL) entrou nos Estados Unidos utilizando um passaporte diplomático brasileiro que havia sido cancelado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informações publicadas pelo jornal O Globo nesta quarta-feira (28).

De acordo com a reportagem, o registro da agência americana de controle de fronteiras e imigração, a U.S. Customs and Border Protection (CBP), associa a entrada do senador no país ao número de documento DC003744, correspondente ao passaporte diplomático cancelado.

O cancelamento dos passaportes brasileiro comum e diplomático foi determinado por Moraes na terça-feira (27), após Flávio não entregar os documentos dentro do prazo estabelecido pela Justiça.

Passaporte diplomático tinha validade até 2027

O passaporte diplomático utilizado pelo senador havia sido emitido em fevereiro de 2023 e tinha validade prevista até julho de 2027. No entanto, a determinação do ministro do STF levou ao cancelamento do documento antes da entrada de Flávio nos Estados Unidos, conforme o registro consultado pelo O Globo.

A reportagem não informa se as autoridades americanas adotaram alguma medida em relação ao uso do documento cancelado.

Flávio usou passaporte italiano para entrar na Argentina

Antes de chegar aos Estados Unidos, Flávio Bolsonaro entrou na Argentina utilizando o passaporte italiano, segundo informações das autoridades migratórias argentinas.

A travessia ocorreu pela Ponte Internacional Tancredo Neves, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Puerto Iguazú, na província argentina de Misiones.

De acordo com a Direção Nacional de Migrações da Argentina, o senador estava acompanhado da mulher, Fernanda Bolsonaro, e das duas filhas. Os familiares apresentaram documentos brasileiros, e uma das meninas utilizou carteira de identidade.

O grupo embarcou em um voo privado operado pela empresa Baires Fly S.A., com destino informado a Guayaquil, no Equador.

Senador chegou a Miami em voo privado

Flávio Bolsonaro chegou a Miami, nos Estados Unidos, na manhã desta quarta-feira (28), a bordo de uma aeronave privada, segundo a reportagem.

A viagem ocorreu após a determinação judicial para o cancelamento dos documentos brasileiros do senador, que é investigado em processos que tramitam no STF.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.