BRASIL – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizará uma operação preventiva para reforçar a segurança do fornecimento de energia durante o primeiro turno das Eleições 2026, marcado para domingo (4). O monitoramento começa à 0h deste sábado (3) e seguirá até as 7h de segunda-feira (5).
A medida busca reduzir o risco de interrupções no fornecimento de energia durante o período de votação. O procedimento também será adotado no segundo turno, marcado para 25 de outubro. Nesse caso, a operação começará no dia 24 e terminará no dia 26.
Medidas preventivas
Entre as ações previstas está a solicitação para que as distribuidoras mantenham equipes de operação e manutenção de sobreaviso para atender eventuais ocorrências de emergência.
O ONS também orientou que sejam evitadas manutenções programadas que possam provocar cortes de carga ou aumentar o risco de interrupção no fornecimento.
Outra recomendação é que o sistema elétrico opere com fluxos mais reduzidos, medida que, segundo o órgão, aumenta a margem de segurança durante o período de votação.
O diretor-geral do ONS, Marcio Rea, afirmou que as medidas têm como objetivo preservar a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional.
“Essa atuação preventiva busca preservar a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional e garantir que o fornecimento de energia ocorra com estabilidade e segurança durante todo o processo de votação”, disse.
Monitoramento durante as eleições
O plano operacional prevê ainda o compartilhamento de informações sobre o desempenho do sistema elétrico e eventuais ocorrências envolvendo empresas de geração, transmissão e distribuição de energia.
As informações também serão compartilhadas com o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Na segunda-feira (5), o ONS deverá emitir um relatório com um resumo das informações técnicas sobre o funcionamento da rede durante a operação. O documento vai destacar as principais ocorrências registradas no período.
Medida também vale para o segundo turno
A operação preventiva será repetida caso haja segundo turno das eleições. O monitoramento começará em 24 de outubro e seguirá até 26 de outubro.
A iniciativa atende à Resolução nº 001/2005 do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que determina ao ONS a adoção de medidas adicionais de segurança para garantir o fornecimento de energia em eventos de grande relevância.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.