tarifaço

EUA devem enviar ao Brasil proposta de negociação para tarifaço

Governo dos EUA deve enviar proposta de negociação para rever o tarifário sobre produtos brasileiros nas próximas semanas após reunião ministerial no G20.

Ipolítica, com informações do G1

Governo dos EUA deve enviar ao Brasil proposta de negociação sobre o tarifaço após reunião entre ministros e Jamieson Greer. (Divulgação/Itamaraty)

BRASIL – O governo dos Estados Unidos deve enviar ao Brasil, nas próximas semanas, uma proposta para a negociação das tarifas aplicadas sobre produtos brasileiros. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pelos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O anúncio ocorreu após reunião dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Márcio Elias Rosa (MDIC) com Jamieson Greer, representante comercial dos Estados Unidos, em Milwaukee. O encontro ocorreu à margem da reunião ministerial de Comércio do G20.

Segundo os ministérios, os dois países também concordaram em criar um grupo de trabalho para discutir temas relacionados a um possível acordo comercial.

“O governo norte-americano deverá encaminhar, nas próximas semanas, um documento com uma proposta para o escopo dos trabalhos, contemplando questões tarifárias e não tarifárias. Também foi acordada a criação de um Grupo de Trabalho para discutir temas relacionados a um possível acordo”, informou o governo brasileiro.

Negociação sobre tarifas

A reunião deu continuidade às conversas iniciadas pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Segundo o governo brasileiro, os ministros reafirmaram a disposição de avançar no diálogo para buscar soluções para os temas que afetam o comércio entre os dois países.

As medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos incluem uma sobretaxa adicional de 25% sobre determinados produtos brasileiros e outra de 12,5% relacionada à investigação sobre práticas de trabalho forçado. Quando as duas medidas incidem sobre o mesmo produto, as sobretaxas podem chegar a 37,5%.

O governo brasileiro considera que as medidas possuem caráter político e abriu consultas na Organização Mundial do Comércio (OMC) para questionar as tarifas.

Prazo na OMC

As negociações também ocorrem no âmbito da OMC. Brasil e Estados Unidos realizaram a primeira reunião de consultas em Genebra na semana passada, dando início ao prazo de 60 dias para tentar chegar a um entendimento.

Caso não haja acordo nesse período, uma das partes poderá solicitar a abertura de um painel na OMC para analisar a disputa.

A China também pediu para participar do processo, mas os Estados Unidos se manifestaram contra a participação chinesa.

Lula fala em relação civilizada com Trump

Em entrevista recente, Lula afirmou que mantém uma relação respeitosa com Donald Trump e defendeu a continuidade do diálogo entre os dois países.

“Acho que o Trump é uma pessoa sui generis, porque ele muitas vezes não diz nada com nada, você conversa com ele e parece que não conversou, mas ele tem me tratado com respeito e eu trato ele como presidente, com respeito. Gostando ou não gostando dele, ele foi eleito pelo povo americano. Eu vou ser eleito pelo povo brasileiro”, afirmou.

O presidente acrescentou que os dois governos não precisam ter afinidade política para manter uma relação diplomática.

“Ele não precisa gostar de mim ou não, só tem que ter relação civilizada, relação respeitando a soberania do Brasil”, completou.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.