Participação indígena

Eleições 2026 têm recorde de candidaturas indígenas

Levantamento aponta 191 candidaturas indígenas nas eleições deste ano, número recorde desde 2014, mas que ainda representa menos de 1% dos registros no país.

Ipolítica, com informações da Agência Brasil

Eleições 2026 têm recorde de 191 candidaturas indígenas, segundo levantamento da Apib, mas número representa menos de 1% dos registros. (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

BRASIL – As Eleições 2026 terão o maior número de candidaturas indígenas já registrado no Brasil. Levantamento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) aponta que 191 candidatos declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) descendência de povos originários.

Apesar do recorde, o número representa menos de 1% dos 20.506 pedidos de registro de candidatura contabilizados pelo TSE até segunda-feira (17).

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Segundo a Apib, o número é o maior desde 2014, quando a Justiça Eleitoral passou a exigir que os candidatos informassem dados de cor e raça.

Em comparação com as eleições gerais de 2022, quando foram registradas 186 candidaturas indígenas, o crescimento é de quase 3%. Já em relação a 2014, quando havia 85 candidaturas, o aumento chega a aproximadamente 125%.

Candidaturas indígenas por cargo

As candidaturas indígenas estão distribuídas entre diferentes cargos em disputa nas Eleições 2026. A maior parte concorre a vagas nas Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados.

Segundo o levantamento da Apib:

  • 99 candidaturas são para deputado estadual;
  • 75 para deputado federal;
  • 4 para senador;
  • 3 para governador;
  • 3 para deputado distrital;
  • 3 para 1º suplente;
  • 2 para vice-governador;
  • 2 para 2º suplente.

O número de candidatos indígenas a deputado federal foi o que mais cresceu. Foram 59 candidaturas em 2022, contra 75 neste ano.

Onde estão os candidatos indígenas

As candidaturas indígenas estão presentes em 26 das 27 unidades da Federação e abrangem os seis grandes biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

A Amazônia Legal concentra 80 candidaturas, o equivalente a 42% do total. As demais estão distribuídas da seguinte forma:

  • Sudeste: 36 candidaturas;
  • Nordeste: 34;
  • Centro-Oeste: 27;
  • Sul: 14.

Os dados disponíveis no TSE também apontam que os candidatos pertencem a 64 diferentes etnias.

Os povos com maior número de candidaturas são:

PovoCandidaturas
Macuxi13
Guarani Kaiowá12
Guaraní8
Munduruku7
Mura6
Terena6
Tupinambá5
Wapichana5

Os Macuxi, de Roraima, aparecem na primeira posição, com 13 candidaturas. Em seguida estão os Guarani Kaiowá, de Mato Grosso do Sul, com 12.

Mulheres indígenas

O levantamento também aponta que 84 mulheres indígenas disputam as eleições neste ano. Embora o número seja ligeiramente inferior às 85 candidaturas femininas indígenas registradas em 2022, elas representam 44% das candidaturas indígenas.

A proporção é superior à média geral de mulheres entre todos os candidatos, que é de 35%.

Desde 2014, o número de mulheres indígenas disputando eleições gerais aumentou cerca de 190%, passando de 29 para 84 candidaturas.

Para a Apib, o crescimento da participação indígena nas eleições representa a ampliação da atuação política dos povos originários e da busca por maior presença nos espaços de decisão.

A entidade e organizações indígenas regionais apoiam 54 das candidaturas registradas neste ano. Segundo a Apib, os nomes foram construídos a partir das bases do movimento indígena e integram um projeto político coletivo com o slogan Nosso Território, Nossa Vida.

A campanha defende que os territórios indígenas tenham papel central nas decisões políticas relacionadas ao futuro do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.