BRASÍLIA – A Operação Compliance Zero chegou à sua 9ª fase nesta quinta-feira (18), com a Polícia Federal (PF) cumprindo 18 mandados de busca e apreensão na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal. Entre os alvos estão o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, e o empresário Augusto Ferreira Lima, sócio do Banco Master.
Segundo a PF, a nova etapa da Operação Compliance Zero busca apurar a participação de um agente público em um esquema de irregularidades envolvendo instituições do sistema financeiro nacional.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Além dos mandados de busca e apreensão, os investigadores cumprem medidas cautelares, como proibição de contato entre os investigados e suspensão de passaportes.
De acordo com a corporação, os fatos apurados podem configurar, em tese, os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Alvos da operação
Jaques Wagner e Augusto Ferreira Lima estão entre os principais alvos da ofensiva desta quinta-feira.
Até a publicação desta reportagem, a assessoria do senador não havia se manifestado sobre a operação. A Agência Brasil informou que procurou Wagner e aguardava retorno.
Já a defesa de Augusto Lima afirmou que as diligências realizadas pela PF foram desnecessárias e ressaltou que o empresário tem colaborado com as investigações.
“Augusto Lima está há seis meses à disposição das autoridades para esclarecer os fatos em apuração. De todo modo, as medidas contribuirão para demonstrar que os fatos apurados nesta fase da investigação são rigorosamente lícitos”, declarou a defesa em nota.
Caso Master
A Operação Compliance Zero investiga um suposto esquema de fraudes financeiras, corrupção e lavagem de dinheiro ligado ao Banco Master e ao banqueiro Daniel Vorcaro.
Ao longo das fases anteriores, a investigação foi ampliada para apurar suspeitas de ocultação de patrimônio, uso de informações sigilosas, obstrução da Justiça e possíveis repasses a agentes públicos.
A nova fase da operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que acompanha o caso por envolver autoridades com foro privilegiado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.