BRASIL - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou o relatório da CPI do Crime Organizado, classificando o documento como um “constrangimento institucional” e uma tentativa de gerar repercussão política. A manifestação foi feita nesta terça-feira (14).
Segundo o decano da Corte, o relatório — que sugere o indiciamento de integrantes do STF — apresenta excessos e pode configurar abuso de autoridade. Mendes também defendeu que o caso seja analisado por órgãos competentes.
Críticas ao relatório da CPI
De acordo com Gilmar Mendes, o documento representa uma “cortina de fumaça” e teria como objetivo produzir dividendos eleitorais para determinados atores políticos.
O ministro ainda questionou a condução dos trabalhos da comissão e apontou ausência de medidas mais efetivas contra organizações criminosas.
Entre as principais críticas, ele destacou:
- Falta de base legal para indiciamento de ministros do STF;
- Possível uso político do relatório;
- Risco de desgaste institucional entre os Poderes;
- Indícios de abuso de autoridade.
Questionamento sobre legalidade
O ministro também argumentou que o pedido de indiciamento não encontra respaldo jurídico, especialmente em casos envolvendo crimes de responsabilidade.
Segundo ele, a legislação vigente não prevê que comissões parlamentares de inquérito tenham competência para esse tipo de medida contra integrantes do Supremo.
Repercussão no STF
A manifestação de Gilmar Mendes ocorre após a divulgação do relatório da CPI do Crime Organizado, que cita autoridades do Judiciário e do Ministério Público.
Outros ministros da Corte também reagiram ao documento, apontando preocupação com possíveis impactos institucionais e com a relação entre os Poderes.
Saiba Mais
- CPI do Crime Organizado adia sessão que vota indiciamento de ministros
- Relator da CPI do Crime Organizado pede indiciamento de ministros do STF e de Gonet
- CPI do Crime Organizado deve ouvir Cláudio Castro nesta terça
- Banco Master lucrou mais com consignados do que com juros em 2024
- CPI do Crime realiza última reunião com depoimento de Castro e votação de relatório final
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.