ÍNDIA – A cooperação agrícola entre Brasil e Índia deve impulsionar o comércio bilateral para US$ 20 bilhões até 2030, segundo estimativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Em 2025, o intercâmbio comercial entre os dois países alcançou US$ 15 bilhões, alta de 25,5% em relação ao ano anterior.
O avanço nas negociações ocorreu durante reunião entre ministros da agricultura das duas nações na capital indiana.
Cooperação agrícola entre Brasil e Índia mira expansão do comércio
Participaram do encontro o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Shri Shivraj Singh Chouhan, além dos ministros brasileiros Carlos Fávaro (Mapa) e Paulo Teixeira (MDA).
De acordo com Carlos Fávaro, a cooperação agrícola entre Brasil e Índia abre caminho para ampliar mercados e fortalecer o comércio bilateral de produtos agropecuários.
Entre os produtos em discussão estão:
- feijão-guandu;
- carne de frango;
- erva-mate;
- romã;
- noz macadâmia.
“O Brasil está pronto para abrir a romã para importar da Índia e também para receber a noz macadâmia produzida aqui. Como contrapartida, buscamos a abertura do feijão-guandu”, afirmou Fávaro.
Bioinsumos e inteligência artificial no campo
As autoridades discutiram temas estratégicos como bioinsumos, mecanização e uso de inteligência artificial aplicada à agricultura.
Segundo o Mapa, a cooperação técnica deve envolver:
- compartilhamento de conhecimento;
- pesquisa conjunta;
- estímulo a soluções tecnológicas adaptadas a regiões tropicais.
A convergência no desenvolvimento de bioinsumos foi apontada como prioridade para fortalecer sistemas produtivos mais sustentáveis.
Integração produtiva e modernização
O ministro Paulo Teixeira destacou que as agriculturas dos dois países são complementares e têm potencial de cooperação em áreas como melhoramento genético e inovação tecnológica.
Como exemplo, foi citada a atuação de empresas brasileiras no mercado indiano na área de genética bovina.
Para o governo brasileiro, a cooperação agrícola entre Brasil e Índia integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento da segurança alimentar, modernização do campo e ampliação das exportações.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.