agenda presidencial

Lula deve ir à abertura do Judiciário após cirurgia de catarata

Participação no STF deve marcar a primeira agenda pública do presidente após procedimento realizado em Brasília.

Ipolítica, com informações de O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Valter Campanato / Agência Brasil)

BRASIL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar, na próxima segunda-feira (2), da sessão solene de abertura do ano Judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF). O compromisso deve marcar a primeira agenda oficial do petista após a realização de uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, ocorrida na última sexta-feira (30), em Brasília.

De acordo com o Palácio do Planalto, o procedimento foi realizado sem intercorrências, e Lula recebeu alta médica no mesmo dia. Após a cirurgia, o presidente seguiu para a Granja do Torto, onde passou o fim de semana em repouso.

Retorno gradual às atividades

Em nota divulgada ainda na sexta-feira, o Planalto informou que Lula deveria retomar a agenda normal a partir de segunda-feira, o que inclui a participação na cerimônia no STF, tradicionalmente acompanhada por representantes dos três Poderes da República.

O presidente já havia passado por uma cirurgia de catarata anteriormente, em outubro de 2020, quando precisou interromper compromissos políticos durante as eleições municipais daquele ano.

Abertura do Legislativo e ausência no Congresso

Também na segunda-feira ocorre a abertura do ano Legislativo, com sessão solene no Congresso Nacional. Nesse evento, no entanto, Lula não deve comparecer pessoalmente. A expectativa é que representantes do Executivo participem da cerimônia para entregar a mensagem presidencial, que será lida durante a sessão.

Outros compromissos da semana

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) informou ainda outros compromissos previstos na agenda do presidente ao longo da semana. Na quinta-feira (5), Lula deve participar do lançamento do pacto entre os Três Poderes para o enfrentamento do feminicídio, com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

O tema do combate à violência contra a mulher deve ganhar destaque na estratégia de comunicação do governo, em um contexto de aumento dos registros de feminicídio no país. A Secom também prevê a divulgação de uma peça publicitária em cadeia nacional de rádio e televisão sobre o assunto.

Viagem à Bahia

Além dos compromissos em Brasília, Lula deve viajar para Salvador (BA) para participar de agendas do Ministério da Saúde. Na capital baiana, o presidente deve:

  • Entregar ambulâncias do SAMU;
  • Repassar equipamentos para unidades de saúde;
  • Visitar um hospital para a entrega de equipamentos de cirurgia geral, dentro do programa Agora Tem Especialistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.