Saúde do Presidente

Lula passa por cirurgia sem intercorrências e volta a trabalhar na segunda

Presidente passou por procedimento de catarata no olho esquerdo e ficará em repouso no fim de semana

Ipolítica, com informações do g1

Lula chegou ao hospital por volta das 7h25 e deixou a unidade cerca de duas horas e meia depois, após a realização do procedimento (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, nesta sexta-feira (30), em Brasília. Segundo o Palácio do Planalto, o procedimento ocorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar.

Lula chegou ao hospital por volta das 7h25 e deixou a unidade cerca de duas horas e meia depois, após a realização do procedimento. A previsão é de que ele retome as atividades de rotina na próxima segunda-feira (2).

Repouso e acompanhamento médico

Após a cirurgia, o presidente permanecerá em repouso nesta sexta-feira e ao longo do fim de semana na residência oficial da Granja do Torto, onde seguirá em acompanhamento habitual com a equipe médica.

Na quinta-feira (29), Lula esteve no hospital para a realização de exames pré-operatórios e, após os procedimentos, cumpriu agendas oficiais na residência oficial.

Procedimento é considerado simples

A cirurgia de catarata é considerada um procedimento simples e rápido, com recuperação geralmente breve. Em 2020, Lula já havia passado por uma cirurgia semelhante no olho direito, também sem complicações.

A catarata é uma condição caracterizada pela opacificação do cristalino, lente natural do olho, o que provoca perda progressiva da visão. O tratamento consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial, sendo a cirurgia o único tratamento eficaz.

Histórico de cirurgias

Desde o fim de 2022, o presidente passou por ao menos quatro procedimentos cirúrgicos:

  • Novembro de 2022: retirada de uma leucoplasia na prega vocal esquerda, após episódios de rouquidão;
  • Setembro de 2023: artroplastia total do quadril direito para tratamento de artrose;
  • Ainda em 2023: blefaroplastia bilateral para correção do excesso de pele nas pálpebras;
  • Dezembro de 2024: drenagem de um hematoma intracraniano, decorrente de uma queda sofrida em outubro.

De acordo com o Planalto, o presidente apresenta boa evolução clínica e está liberado para retomar os compromissos oficiais nos próximos dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.