manifestação em brasília

Tarcísio elogia Nikolas e diz que protesto em Brasília não atrapalha diálogo com o STF

Governador afirma que manifestação reflete clamor da sociedade e defende prisão domiciliar para Jair Bolsonaro

Ipolítica, com informações de O Globo

Tarcísio elogia Nikolas Ferreira e afirma que protesto em Brasília não prejudica diálogo com ministros do STF. ( Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

BRASÍLIA - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a manifestação realizada em Brasília em defesa da soltura do ex-presidente Jair Bolsonaro não atrapalha as tratativas junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o ato representa um “clamor da sociedade” e reflete a insatisfação popular diante de crises de ordem moral.

As declarações foram dadas neste domingo (26), durante a entrega da reforma do Mercado Municipal de Santos, no litoral paulista. Tarcísio não participou do protesto na capital federal.

“Acho que não tem por que atrapalhar. No final das contas, é um clamor da sociedade ampla, não só pela prisão domiciliar, mas também pela Justiça”, afirmou o governador.

Elogios a Nikolas Ferreira

Tarcísio também elogiou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que percorreu cerca de 240 quilômetros em protesto contra a prisão de Jair Bolsonaro.

“O Nikolas fez um ato muito corajoso”, declarou.

A caminhada terminou com uma grande concentração na Praça dos Três Poderes, que reuniu cerca de 18 mil pessoas. Durante a manifestação, um raio atingiu o local, deixando 47 pessoas feridas, que precisaram de atendimento hospitalar.

Defesa da prisão domiciliar

O governador voltou a defender que Jair Bolsonaro cumpra a pena em regime domiciliar, citando questões de saúde e idade.

“Vamos continuar lutando por isso, porque é algo que vai trazer dignidade para uma pessoa que tem problemas de saúde, comorbidades e mais de 70 anos”, disse.

Tarcísio também mencionou a situação de outras pessoas presas que, segundo ele, estariam em condições desproporcionais.

Relação com o bolsonarismo

As declarações ajudaram a reduzir a tensão com aliados do bolsonarismo após o governador cancelar uma visita a Jair Bolsonaro na última quinta-feira. Na ocasião, Tarcísio alegou conflito de agenda e afirmou publicamente que a ausência se deu por “razão pessoal”.

Interlocutores do governador relataram incômodo com declarações anteriores do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que teriam politizado o encontro. Segundo aliados, Tarcísio já foi novamente autorizado a visitar o ex-presidente na próxima quinta-feira.

Agenda em Santos

Nesta segunda-feira (26), o governador também visitou as obras do Parque das Palafitas, no Dique da Vila Gilda, em Santos, ao lado do prefeito Rogério Santos (Republicanos). O projeto prevê a substituição de moradias precárias, construídas sobre estacas de madeira, por habitações com acesso a saneamento básico.

Na mesma região, Tarcísio entregou um novo conjunto habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), destinado a famílias que vivem em áreas de risco no município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.