Manifestação

Sarney se manifesta após captura de Maduro

Sarney manifestou solidariedade à posição do Brasil no caso, mas ponderou que o governo de Maduro se afastou da democracia na Venezuela.

Ipolítica

José Sarney se manifestou sobre a captura de Maduro (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O ex-presidente da República, José Sarney, se manifestou nesta segunda-feira (5) sobre a captura do ditador Nicolás Maduro, pelo governo dos Estados Unidos.

Sarney manifestou solidariedade à posição do Brasil no caso, mas ponderou que o governo de Maduro se afastou da democracia na Venezuela.

“Meu apoio e solidariedade à posição do Brasil. Isso não apaga um fato essencial: o governo de Nicolás Maduro afastou-se da democracia e das liberdades fundamentais. Defender a paz não é ser complacente com o autoritarismo, mas agir com responsabilidade para proteger a democracia, a estabilidade regional e, sobretudo, o povo venezuelano”, escreveu em seu perfil em rede social.

Maduro foi capturado pelos EUA no fim de semana

Maduro foi capturado pelos Estados Unidos no sábado (3). Após ser preso na Venezuela, o ditador e a esposa, Cilia Flores, chegaram ao país americano. O casal desembarcou no Aeroporto Internacional de Stewart, no Vale do Hudson, a cerca de 95 quilômetros de Nova York.

Segundo imagens exibidas por emissoras de televisão, o pouso ocorreu por volta das 18h30 (horário de Brasília), mais de 16 horas após a operação militar em Caracas.

Maduro foi levado ao Tribunal Federal em Manhattan, onde passou por uma audiência nesta segunda-feira.

Acusações feitas pelos Estados Unidos

De acordo com o governo norte-americano, Nicolás Maduro é acusado de liderar o Cartel de los Soles e responde, entre outras, pelas seguintes acusações:

  • conspiração para narcoterrorismo;
  • tráfico internacional de cocaína;
  • posse e uso de armas de guerra.  

 

Ele nega todas as acusações. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.