Cuidados no fim de ano!

Confira os cuidados com fogos de artifício e rede elétrica nas festas de Ano Novo

O manuseio inadequado de fogos de artifício pode resultar em acidentes graves, como queimaduras, choques elétricos, incêndios e até mortes.

Imirante.com

O manuseio inadequado de fogos de artifício pode resultar em acidentes graves, como queimaduras, choques elétricos, incêndios e até mortes.  (Foto: Divulgação/Equatorial Maranhão)

BRASIL - A contagem regressiva para a chegada de 2026 já começou, e junto com as comemorações de ano novo, vem também a necessidade de atenção redobrada com a segurança. O Réveillon é um dos momentos mais aguardados do ano, marcado por celebrações, confraternizações e pela tradicional queima de fogos de artifício. No entanto, para que a festa seja completa, é fundamental adotar cuidados especiais, principalmente em relação ao uso de fogos próximos à rede elétrica.

Embora os fogos de artifício façam parte da tradição das festas de fim de ano, o manuseio inadequado desses artefatos pode resultar em acidentes graves, como queimaduras, choques elétricos, incêndios e até mortes. 

Atenta a esse cenário para reforçar a importância da prevenção e da conscientização da população para evitar acidentes que possam colocar vidas em risco, a Equatorial Maranhão listou algumas orientações essenciais para evitar riscos e provocar danos à rede elétrica e causar interrupções no fornecimento de energia.

Orientações essenciais para o uso seguro de fogos de artifício:

• Nunca solte fogos de artifício ou foguetes próximos à rede elétrica;
• Não direcione fogos em direção a fios, postes ou transformadores;
• Utilize apenas fogos certificados, que possuam o selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indica que o produto foi testado e cumpre os requisitos de segurança estabelecidos pelas normas brasileiras;
• Armazene os artefatos em local seco, longe da umidade e de exposição ao sol;
• Menores de 18 anos não devem manusear fogos de artifício;
• Nunca transporte fogos no bolso ou junto ao corpo;
• Nunca segure fogos ou rojões com a mão ao acendê-los;
• Caso o artefato falhe, não tente acendê-lo novamente;
• Mantenha distância de materiais inflamáveis;
• Não manuseie fogos de artifício se estiver sob efeito de álcool, pois isso aumenta significativamente o risco de acidentes graves.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, Maxinard Costa, a atenção da população é fundamental neste período. “O Réveillon é um momento de alegria e celebração, mas também exige responsabilidade. Soltar fogos de artifício próximo à rede elétrica pode causar acidentes graves, como choques elétricos, incêndios e interrupções no fornecimento de energia. A orientação da Equatorial Maranhão é que as pessoas mantenham uma distância segura da rede elétrica e jamais tentem intervir em situações de risco”, alertou Maxinard.

Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, isole a área e ligue imediatamente para emergência no 192 (Samu) ou 193 (Corpo de Bombeiros) e acione a Equatorial por meio da Central 116, para que os procedimentos de segurança sejam adotados.
Com a colaboração de todos, é possível garantir um Réveillon mais seguro, sem acidentes e com tranquilidade. Seguindo as orientações da Equatorial Maranhão e adotando práticas responsáveis, a virada do ano poderá ser celebrada com alegria, segurança e bem-estar para toda a população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.