BRASÍLIA - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado ouve nesta quarta-feira (17) o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o secretário de Segurança Pública do estado, Flávio Rogério Pereira Graff. A reunião começa às 9h.
Os depoentes serão ouvidos na condição de convidados, de acordo com requerimento do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da comissão (REQ 1/2025 – CPICrime).
Depoimentos servem para dar subsídios técnicos à comissão
Os depoimentos têm como objetivo o fornecimento de subsídios técnicos e estratégicos para que a comissão possa compreender a atual dinâmica das facções criminosas em diferentes regiões do país, além dos entraves financeiros, legais e operacionais no combate à criminalidade, ressalta Alessandro.
“Considerando que o fenômeno do crime organizado transcende fronteiras estaduais, operando de forma sistêmica e em rede, a colaboração dos governadores e gestores máximos da segurança pública dos estados é indispensável”, observa.
A CPI pretende ouvir também os governadores do Amapá, Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
Como participar
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.