CPMI do INSS

CPMI do INSS colhe depoimento de Sandro Temer de Oliveira nesta segunda

Sandro foi convocado por requerimentos dos senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Alessandro Vieira (MDB-SE).

AgĂȘncia Senado

Izalci Lucas é um dos autores do requerimento para a convocação (Waldemir Barreto/Agência Senado)

BRASÍLIA - A CPMI do INSS agendou reuniĂŁo para a segunda-feira (1Âș), Ă s 16h, para colher o depoimento de Sandro Temer de Oliveira, empresĂĄrio ligado a duas associaçÔes apontadas como integrantes do esquema de descontos ilegais contra aposentados e pensionistas. Ele foi preso pela PolĂ­cia Federal na Operação Sem Desconto.

Sandro foi convocado por requerimentos dos senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Alessandro Vieira (MDB-SE). De acordo com eles, as associaçÔes distribuíram o dinheiro roubado para empresas em nome de laranjas.

Sandro Temer e sócio controlavam duas associaçÔes sediadas em Sergipe

Segundo Izalci, Sandro Temer de Oliveira e seu sĂłcio Alexsandro Prado Santos controlavam duas associaçÔes sediadas em Sergipe, a Universo Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da PrevidĂȘncia Social (AAPPS Universo) e a Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (APDAP Prev) para efetuar descontos mensais compulsĂłrios e fraudulentos. 

Leia também: "A juventude é o meu combustível para trabalhar", diz Orleans ao assumir o comando do MDB

“A ostentação de um patrimĂŽnio nababesco, incluindo veĂ­culos de luxo avaliados em milhĂ”es de reais e vultosas quantias em moeda estrangeira, apreendidos durante sua prisĂŁo preventiva, constitui um retrato grotesco do enriquecimento ilĂ­cito e da pilhagem que sua organização criminosa supostamente promoveu, tornando seu depoimento um ponto nevrĂĄlgico para dissecar a anatomia desta fraude bilionĂĄria”, avalia Izalci.

CPMI pode ouvir ex-coordenador do INSS, Jucimar Fonseca Silva

Se houver tempo hĂĄbil, a CPMI pode ouvir no mesmo dia o ex-coordenador-geral de pagamentos e benefĂ­cios do INSS Jucimar Fonseca da Silva. Ele foi alvo de 11 requerimentos de convocação. Um deles foi proposto por Izalci. Segundo o parlamentar, o convocado ocupou “uma posição nevrĂĄlgica” no INSS e Ă© peça central na engrenagem que permitiu os descontos em benefĂ­cios de aposentados e pensionistas.

“As apuraçÔes indicam que o entĂŁo coordenador assinou uma nota tĂ©cnica que autorizou o desbloqueio em lote de descontos associativos a pedido de uma das entidades centrais no escĂąndalo”, argumenta Izalci. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), tambĂ©m apresentou requerimento para a convocação do ex-coordenador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.