BELÉM - Dentre os inúmeros negócios apresentados na COP30, considerada a maior conferência climática do mundo, 18 pequenos negócios do Maranhão marcam presença no evento e ecoam a riqueza e a essência que vem da sustentabilidade e dos saberes locais.
A participação de pequenos negócios que geram impacto positivo no Maranhão reforçam o papel desempenhado pelo Sebrae no encontro: contribuir para a inserção efetiva das micro e pequenas empresas na agenda climática global.
O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, destacou a importância dos pequenos negócios do estado no evento.
O Sebrae Maranhão trouxe para a Loja Colaborativa da COP30 produtos de 18 pequenos negócios do estado, apresentando um pouco dos nossos sabores, do nosso artesanato, da moda e dos cosméticos locais. São produtos que fazem a diferença, fortalecendo a economia maranhense e aproximando as micro e pequenas empresas dos grandes mercados mundiaisAlbertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão
No Brasil, cerca de 98% dos empreendimentos são representados por micro e pequenas empresas (MPE). No Maranhão, mais de 95% dos negócios do estado são classificados na mesma categoria. Esses dados reforçam a importância para uma transição climática mais justa no país.
Sebrae apresenta painéis, debates e lançamentos na COP30
Nesta edição, o Sebrae apresenta, na COP30, painéis, debates e lançamentos de iniciativas voltadas à transição ecológica do país. Além disso, o Maranhão também integra a programação oficial do espaço Sebrae na Green Zone. São apresentados três painéis dedicados à bioeconomia, à inovação e à justiça climática.
"O Sebrae participa da COP30 com a convicção de que os pequenos negócios têm um papel essencial na transição climática justa. O Sebrae Maranhão, nosso grande parceiro, está presente com um estande lindo, contribuindo para os debates e trazendo a voz e as experiências do Nordeste. Falar de transição climática justa é, necessariamente, falar dos pequenos negócios, porque cada região do Brasil têm um papel fundamental nesse diálogo" , destacou Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional.
A solenidade de abertura do espaço do Sebrae na COP30 ocorreu na manhã dessa segunda-feira (10), e contou com as presenças do diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, do presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Mário William, do vice-Presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade Empresarial no Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron e da diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.