EXIGÊNCIAS

Banco Central regulamenta mercado de criptomoedas no Brasil

Já a partir de 4 de maio de 2026, as empresas deverão informar ao Banco Central detalhes sobre operações internacionais envolvendo ativos virtuais.

Ipolítica

Banco Central do Brasil (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

BRASIL - O Banco Central (BC) publicou, nesta segunda-feira (10), um conjunto de normas que regulamenta o funcionamento do mercado de ativos virtuais no Brasil. As regras, divulgadas por meio das Resoluções BCB nº 519, 520 e 521, estabelecem quem poderá prestar serviços com criptomoedas, como essas empresas devem operar e em quais situações as transações entram nas normas do mercado de câmbio.

De acordo com o BC, as resoluções entram em vigor em 2 de fevereiro de 2026. Já a partir de 4 de maio de 2026, as empresas deverão informar ao Banco Central detalhes sobre operações internacionais envolvendo ativos virtuais.

Uma das resoluções cria a figura das Sociedades Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais (SPSAVs), que serão responsáveis por intermediar operações com criptomoedas no país. As novas entidades precisarão seguir as mesmas exigências impostas a instituições financeiras tradicionais.

Entre as obrigações estão:

Transparência nas relações com clientes;

Prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo;

Requisitos de governança e segurança;

Controles internos rigorosos;

Prestação regular de informações ao BC.

Segundo o órgão, o objetivo é garantir uma transição segura e organizada para o setor, que passa a operar sob regras específicas. “O texto traz regras gerais comuns a todos esses segmentos e regras específicas para assegurar uma transição segura e organizada para o segmento das SPSAVs”, informou o Banco Central em nota.

As instituições que já prestam serviços de ativos virtuais deverão solicitar autorização formal para continuar operando e comprovar o cumprimento de todos os requisitos estabelecidos pelo BC.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.