Evento

Unieuro promove debate sobre democracia e instituições em tempos de COP-30 com transmissão ao vivo

Palestras com ministros do STF, STJ e TST serão exibidas nos canais oficiais do Grupo Ceuma nos turnos da manhã e da noite.

Publipost / Universidade Ceuma

Atualizada em 09/10/2025 às 11h22
O evento vai debater os rumos da democracia e das instituições brasileiras em um contexto de transformações globais marcadas pela COP-30 (Foto: Divulgação/Grupo Ceuma).

BRASIL - O Centro Universitário Unieuro, que integra o Grupo Educacional Ceuma e está sediado em Brasília, no Distrito Federal, vai promover, no próximo dia 15 de outubro, o debate “Desafios da Democracia e das Instituições em Época de COP-30”.

O evento, que ocorrerá na Biblioteca de Águas Claras do Unieuro, será um grande encontro para debater os rumos da democracia e das instituições brasileiras em um contexto de transformações globais marcadas pela COP-30.

O debate contará com a presença dos ministros André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF); Reynaldo Soares da Fonseca e Teodoro Silva Santos, ambos do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Liana Chaib, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

“Trazer ministros das altas cortes e grandes nomes do Direito para debater democracia e instituições é um privilégio para nossos alunos e para a sociedade. É um evento que conecta o mundo acadêmico aos desafios reais do país, reforçando o papel da universidade na formação de profissionais preparados para atuar com excelência e impacto social”, destaca Shen Paul Ming Jen, reitor da Unieuro.

Ministros do STF, STJ e TST vão realizar palestras, que serão exibidas nos canais oficiais do Grupo Ceuma nos turnos da manhã e da noite (Foto: Divulgação/Grupo Ceuma).

Além dos ministros, o evento vai reunir professores de Direito, desembargadores e juízes para discutir os desafios da democracia diante da agenda ambiental e de governança que estará no centro dos debates da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), que ocorrerá em Belém, no mês de novembro.

Entre as autoridades confirmadas para o evento estão os desembargadores Pablo Zuniga Dourado, Newton Pereira Ramos, João Carlos Mayer e Roberto Veloso. Além deles, o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão, Douglas Martins, que é titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, e o professor doutor Rafael Fonseca também estarão no debate.

O evento é gratuito e será realizado nos turnos matutino e noturno, com participação de estudantes, egressos e professores em atividades integradas ao calendário acadêmico.

As palestras serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais do Grupo Ceuma.

Link da transmissão:

Manhã: https://youtube.com/live/cgDJUttrlFQ?feature=share
Noite: https://youtube.com/live/eq7p_M7u4Dw?feature=share

Veja a programação

Painel I – DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA SOCIAL E PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE – das 9h às 10h30

Palestrante: Ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca
Debatedor: Desembargador Pablo Zuniga Dourado, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Debatedor: Juiz Douglas Martins, do Tribunal de Justiça do Maranhão

Painel II – DEMOCRACIA, INSTITUIÇÃO E SUSTENTABILIDADE – das 10h30 às 12h

Palestrante: Ministro Teodoro Silva Santos, do STJ
Debatedor: Desembargador Newton Pereira Ramos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Debatedor: Desembargador João Carlos Mayer Soares, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Painel III – DEMOCRACIA E CONSTITUIÇÃO EM TEMPOS DE CRISE AMBIENTAL – das 19h30 às 21h

Presidente da Mesa: Analista Judiciário Rafael Fonseca, do Supremo Tribunal Federal
Palestrante: Ministro André Mendonça, do STF
Debatedor: Desembargador Roberto Carvalho Veloso, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Debatedora: Ministra Liana Chaib, do Tribunal Superior do Trabalho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.