Educação

Inovação com selo maranhense: 12 projetos do Estado ganham destaque nacional durante evento em Brasília

Encontro reúne durante três dias 63 instituições e 1.434 expositores de todo o país com foco na promoção da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Gabrielle Siebra/Imirante.com

Atualizada em 08/10/2025 às 08h11
(Foto: Adeta Holanda/Ascom Iema)

BRASÍLIA - O Maranhão marca presença na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), um dos maiores eventos nacionais do setor, com um total de 12 projetos inovadores. Os projetos, desenvolvidos por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), representam o estado em um evento que reúne 400 projetos e 1.434 expositores de todo o Brasil.

(Foto: Rodrigo Fonseca)

A SNEPT, que tem como objetivo ampliar o reconhecimento da Educação Profissional e Tecnológica, acontece em conjunto com o Festival Internacional sobre Tecnologia e Sustentabilidade na Indústria (Curicaca), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A abertura oficial, realizada na terça-feira (7), contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Educação, Camilo Santana.

De “brincadeira” para destaque internacional

Um dos destaques do evento é o projeto "GREEN TECH: Módulo de Sensoriamento para Detecção de Queimadas na Amazônia Baseado em Internet das Coisas e Energia Fotovoltaica", que o estudante Pedro Gabriel dos Santos, de 18 anos, faz parte. O projeto, que nasceu de uma atividade descontraída em sala de aula, já recebeu prêmios internacionais e está em processo de patenteamento para comercialização.

(Foto: Adeta Holanda/Ascom Iema)

"O projeto iniciou como uma brincadeira em sala de aula, hoje somos premiados internacionalmente e estamos a poucos passos de fechar uma patente para comercializar o produto", relata Pedro, que representou o IEMA.

Conversas e soluções inteligentes

Entre os outros projetos maranhenses, o curso de engenharia da computação do IFMA, em Santa Inês, apresentou um projeto focado na gestão e controle de estoque de alimentos para as redes de ensino. Os estudantes Erroflim Alves e Alan Carvalho participaram da criação do sistema após conversarem com nutricionistas da região.

(Foto: Gabrielle Siebra/Imirante.com)

"Percebemos que um dos maiores desafios delas era ter controle sobre o que o aluno estaria ou não comendo. Criamos um projeto ligado primeiramente às necessidades delas, para que depois ele possa atender ainda mais funcionários ligados à merenda escolar. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais esse sistema, diminuindo o desperdício de alimento e promovendo saúde por meio da alimentação escolar", explica um dos estudantes.

O reitor do IFMA, Carlos César, ressaltou a importância da interiorização na produção do conhecimento científico. A instituição levou projetos de campus de cidades do interior, como Grajaú e São Raimundo das Mangabeiras.

"É fundamental para os alunos terem esse tipo de experiência fora do seu município e estado. Nós estimulamos muito esse tipo de relação dos estudantes para que se promovam e multipliquem não só a quantidade de projetos, mas de outros materiais exitosos", afirmou.

Carlos César também destacou o modelo de ensino verticalizado do IFMA, que permite a interação entre alunos do ensino técnico e professores doutores e pós-doutores. "Isso é fantástico, porque o aluno tem contato com pesquisas e pesquisadores de ponta, o que fomenta cada vez mais a cultura da pesquisa acadêmica na instituição", completou.

Mais vagas em cursos de inovação para o próximo ENEM

Durante a abertura da SNEPT, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a oferta de cinco mil novas vagas em universidades e institutos federais, focadas em áreas de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática). As vagas serão disponibilizadas no próximo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Leia também: MEC anuncia 5 mil vagas em cursos de inovação no próximo Enem

"O mundo inteiro discute o novo mundo do trabalho, as novas tecnologias, a inteligência artificial. As universidades estão oferecendo, agora, um novo programa de STEM, com novos cursos nas áreas de biotecnologia, engenharia, robótica e inteligência artificial. Então, vamos ofertar no novo Enem novos cursos nas nossas universidades, conectados com esse novo mundo da tecnologia, da inovação e da ciência", explicou o ministro.

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Santana também reforçou a meta de criar três milhões de novas matrículas em cursos técnicos profissionalizantes para a juventude brasileira, visando alinhar o país ao nível de nações desenvolvidas. Ele citou ainda investimentos na ampliação de institutos federais, com a construção de 104 novas unidades e 270 novos restaurantes estudantis.

O ministro encerrou sua fala ressaltando a importância da educação, da ciência e da tecnologia para a soberania do país, afirmando que 90% das pesquisas no Brasil são realizadas por instituições públicas, como universidades e institutos federais.

Veja a lista completa dos Projetos do Maranhão na SNEPT:

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA):

- Projeto 1 : Protótipo de Sistema de Reuso de Água na promoção da Sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais
- Projeto 2 : GREEN TECH: Módulo de Sensoriamento para Detecção de Queimadas na Amazônia Baseado em Internet das Coisas e Energia Fotovoltaica 
- Projeto 3 : Guará 12: dispositivo de monitoramento da área manguezal da comunidade Tamancão
- Projeto 4 : Produção de combustível sólido de alto rendimento com cascas de coco e serragem

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA):

- Projeto 1 : ECOIDENTIDADE: Quem sou eu?
- Projeto 2 : BASITIF - Biológicos para a Agricultura Sustentável: Trichoderma e Inovações do IFMA
- Projeto 3 : A Gestão e Controle de Estoque para o Centro de distribuição adquiridos através o PNAE e PAA na cidade de Santa Inês-MA
- Projeto 4 : I.A para gerenciamento de mercadorias em pequenas empresas
- Projeto 5 : ASEPI: Anotação Semiautomática de Equipamentos de Proteção Individual utilizando métodos de aprendizado de máquina
- Projeto 6 : Construção e Análise de Desempenho Aerodinâmico de Foguetes e Guarrafa PET 
- Projeto 7 : ROTA DAS ESTRELAS: Astros e Etnoturismo em Comunidades Tradicionais
- Projeto 8 : Aplicação de Impressão 3D no Ensino Tátil para Deficientes Visuais

*Repórter viajou a Brasília a convite do Ministério da Educação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.