em são paulo

VÍDEO: Tamanduá invade casa em Cajati e enfrenta cachorro antes de ser resgatado

Animal silvestre entrou em residência no interior de São Paulo e foi acuado por cão chamado Urso; caso terminou com resgate e soltura em área de mata.

Imirante.com, com informações do g1

Atualizada em 02/10/2025 às 13h32

CAJATI, SP - Um tamanduá-mirim surpreendeu moradores ao invadir uma casa no bairro Bico do Pato, em Cajati (SP), na última terça-feira (30). O animal acabou acuado por um cachorro chamado Urso, que tentou atacá-lo. O tutor do cão, Aldo Ferreira Pinto, 53 anos, relatou que percebeu a confusão ao ouvir os latidos fortes enquanto trabalhava em home office.

Segundo Aldo, separar o cachorro do tamanduá deu trabalho. "Ele [Urso] estava avançando. Deu trabalho para separar. Ele é o defensor da casa", contou.

Moradores controlaram situação até chegada dos bombeiros

Para evitar que o cão machucasse o tamanduá, o tutor precisou usar um cabo de vassoura e trancar o cachorro dentro de casa. Em seguida, acionou o Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe com três profissionais para capturar o animal.

O tamanduá foi resgatado em segurança e solto em uma área de vegetação nos arredores da cidade. As imagens registradas pelo tutor mostram o tamanduá em pé, com os braços abertos, desviando dos ataques do cachorro. A cena viralizou nas redes sociais.

De acordo com o veterinário especializado em animais silvestres e exóticos Danilo Sato Martins, que analisou o vídeo a pedido do g1, a postura do animal foi uma reação de defesa.

"Ele abre os braços como forma de intimidar o agressor. Os tamanduás possuem força e garras cumpridas. O recomendado é nunca tentar encostar, mas acionar imediatamente os órgãos ambientais", explicou Martins.

Tamanduá comum no Vale do Ribeira

O tamanduá foi resgatado com sucesso pelo Corpo de Bombeiros. (Foto: Aldo Ferreira Pinto)

O especialista identificou o animal como um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), espécie encontrada com frequência na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. Apesar do susto, o caso terminou sem ferimentos para o cachorro, nem para o tamanduá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.