Saúde alimentar

Óleo de cozinha ou banha de porco: saiba qual opção é mais saudável

Os dois são fontes de gorduras, mas cada um apresenta suas vantagens e desvantagens, e podem influenciar no sabor da comida e na saúde.

Imirante.com, com informações do Tudo Gostoso

Atualizada em 02/10/2025 às 10h54
Óleo de cozinha ou banha de porco: saiba qual opção é mais saudável (Foto: Canva)

BRASIL - Quando o assunto é cozinha, assar ou fritar, a dúvida sobre qual tipo de óleo surge: óleo de cozinha ou banha de porco? Os dois são fontes de gorduras, mas cada um apresenta suas vantagens e desvantagens, e podem influenciar no sabor da comida e na saúde.

Vale a pena trocar o óleo de cozinha pela banha de porco?

Especialistas explicam que a escolha não deve ser baseada no gosto pessoal, mas sim no ponto da fumaça, quando a gordura começa a liberar as substâncias tóxicas, além de observar o valor nutricional e no método do preparo. 

Vantagens da banha de porco

A banha de porco é um óleo de origem animal bastante utilizado em receitas caseiras e regionais. Quando fria, ela tem consistência firme, mas ao aquecer, ela derreta rapidamente. Porém, seu ponto de fumaça é mais baixo, em torno de 180 °C. 

Vantagens do óleo de cozinha

O óleo de cozinha, bastante utilizado no dia a dia, é um produto vegetal, feito de soja. Sua vantagem é o seu ponto de fumaça ser mais alto, acima de 200 °C, que o torna ideal para frituras de grande imersão. 

Afina, qual é mais saudável?

De forma geral, especialistas explicam que não há um consenso de qual gordura é mais saudável. No entanto, o segredo está no impacto positivo e negativo no organismo após o consumo da gordura.

Um estudo feito pela Faculdade União das Américas (PR) buscou entender quais os efeitos das duas gorduras no colesterol. No estudo, duas mulheres, de 19 anos, foram analisadas durante 45 dias. As duas receberam refeições diárias com 80g de gordura. Uma consumia óleo de cozinha, e a outra banha de porco.

Os resultados mostraram que a banha de porco foi a mais benéfica por elevar o HDL, o colesterol bom, e reduzir o VLDL e triglicerídeos. Além disso, os dois óleos elevaram os pesos de cada uma, mas o óleo de cozinha gerou mais impacto negativo no organismo. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.