Pressão

Celso Sabino deixará Ministério do Turismo após pressão do União Brasil

Ministro Celso Sabino decide deixar o Ministério do Turismo após pressão do União Brasil e crise interna na legenda.

Com informações da Folha de S. Paulo

Celso Sabino deixará ministério do Turismo (Fábio Rodrigues)

BRASÍLIA - O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), comunicou à executiva nacional do partido que deixará o cargo oficialmente nesta sexta-feira (26). A saída ocorre em meio à pressão da legenda, que determinou o desligamento de todos os seus filiados do governo federal.

Na semana passada, Sabino já havia informado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a intenção de pedir demissão. O ministro, no entanto, atendeu a um pedido do petista para aguardar seu retorno de Nova York, onde participou da Assembleia Geral da ONU.

Apesar de Lula ter chegado a Brasília na madrugada de quinta-feira (25), ainda não houve reunião oficial entre os dois. Mesmo assim, aliados de Sabino confirmaram que a decisão foi comunicada ao União Brasil.

Leia também: "Careca do INSS" entregará documentos à CPMI do INSS

Tentativa de negociação com União Brasil foi frustrada

Para tentar permanecer no cargo até o prazo de desincompatibilização, em abril de 2026, quando pretende concorrer ao Senado pelo Pará, Sabino buscou uma licença partidária. A proposta, porém, não foi aceita pela cúpula do União Brasil.

Segundo informações da CNN, Lula chegou a orientar ministros e assessores a buscar diálogo com o presidente da sigla, Antonio Rueda, a fim de evitar a expulsão de Sabino. No entanto, a coluna apurou que Rueda não foi procurado por representantes do governo.

União Brasil decidiu pela saída do governo Lula

Na semana passada, a executiva nacional do União Brasil aprovou por unanimidade a exigência de saída imediata dos filiados do governo. A orientação inicial previa que a decisão fosse tomada até o fim do mês, mas a legenda encurtou o prazo para 24 horas, sob risco de expulsão dos desobedientes.

A medida veio após denúncias publicadas pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL) e pelo UOL, em que um piloto acusa Antonio Rueda de ser proprietário de aviões supostamente operados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). Rueda nega as acusações. Nos bastidores, líderes do União suspeitam de influência do Palácio do Planalto na divulgação da reportagem, já que um dos jornalistas envolvidos mantém programa na TV Brasil.

Cargos do União no governo Lula

Celso Sabino é deputado federal licenciado e foi indicado ao Ministério do Turismo pela bancada do União Brasil na Câmara. A legenda ainda ocupa outros dois ministérios, ambos por indicação do senador Davi Alcolumbre (AP): Waldez Góes, no Ministério do Desenvolvimento Regional e Frederico Siqueira Filho, no Ministério das Comunicações.

Com a saída de Sabino, o União Brasil fortalece seu movimento de afastamento do governo Lula e aumenta a tensão entre a sigla e o Palácio do Planalto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.