Punição

TSE mantém multa a partidos no MA por propaganda eleitoral antecipada em 2024

PL e PRD de Tutoia realizaram showmício durante convenções nas Eleições de 2024, segundo TRE-MA

Ipolítica

Atualizada em 24/09/2025 às 10h27
Ministra Estela Aranha, relatora da ação no TSE (Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

BRASÍLIA – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) que condenou os diretórios do Partido Liberal (PL) e do Partido da Renovação Democrática (PRD) de Tutoia (MA) ao pagamento de multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada durante convenção partidária realizada nas Eleições Municipais de 2024. 

O julgamento ocorreu nesta última terça-feira (23) e a decisão foi unânime.

O entendimento do TRE do Maranhão é que as duas siglas realizaram um showmício na ocasião, ao incluir uma apresentação musical aberta ao público e amplamente divulgada nas redes sociais. Essa forma de propaganda eleitoral é proibida. 

O Plenário seguiu integralmente o voto do relator original do processo, ministro Ramos Tavares, que já não integra mais a Corte Eleitoral. O voto foi confirmado pela atual relatora, ministra Estela Aranha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.