BRASĂLIA - A taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho ficou em 5,6%, a menor desde a sĂ©rie histĂłrica, iniciada em 2012. No trimestre mĂłvel anterior, a taxa era de 5,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica (IBGE).
O paĂs tinha no fim de julho 6,118 milhĂ”es de pessoas desocupadas, o menor contingente desde o Ășltimo trimestre de 2013 (6,1 milhĂ”es). JĂĄ o nĂșmero de ocupados atingiu o recorde de 102,4 milhĂ”es.
O trimestre foi marcado tambĂ©m pelo recorde no nĂșmero de trabalhadores com carteira assinada, 39,1 milhĂ”es.
A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja com ou sem carteira assinada, temporĂĄrio e por conta prĂłpria, por exemplo. SĂł Ă© considerada desocupada a pessoa que efetivamente procura uma vaga. SĂŁo visitados 211 mil domicĂlios em todos os estados e no Distrito Federal.
A data original de publicação da Pnad do trimestre encerrado em julho era 29 de agosto, mas o IBGE precisou atrasar a divulgação em 18 dias por problemas técnicos.
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.