Corte Militar

Bolsonaro pode perder patente de Capitão do Exército

Após a condenação pela trama golpista se tornar definitiva, o STF vai comunicar o resultado ao Superior Tribunal Militar (STM) para decidir sobre declaração de indignidade do oficialato de Bolsonaro.

Ipolítica, com informações do g1

Bolsonaro pode perder patente de capitão do Exército (Ton Molina / STF)

BRASÍLIA - O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista, se tornará alvo de um procedimento no Superior Tribunal Militar (STM) no qual pode perder a patente no Exército, instituição da qual é capitão da reserva.

O STF vai comunicar o resultado do julgamento ao Superior Tribunal Militar (STM) para decidir sobre declaração de indignidade do oficialato de Bolsonaro.

Se aprovada, a declaração significa exclusão das Forças Armadas, com perda de posto e patente.

A declaração vale para penas de prisão superiores a dois anos.

O STM não vai decidir sobre o crime em si ou as circunstâncias do ocorrido, mas sim avaliar se a indignidade para o oficialato pode ser aplicada à situação.

Leia também: Mauro Cid pede ao STF extinção da pena e devolução de passaporte

Assim como outros efeitos civis da condenação, esta declaração depende do esgotamento de recursos.

Outra ação

Bolsonaro também foi alvo de outras investigações que podem levá-lo novamente ao banco dos réus no Supremo Tribunal Federal.

No mês passado, a Polícia Federal indiciou o ex-presidente e o filho Eduardo Bolsonaro  por coação a autoridades responsáveis pela ação penal do golpe de Estado.

Os investigadores viram elementos de que Bolsonaro e o deputado buscaram atrapalhar o processo do golpe, no qual o ex-presidente e outros sete aliados foram condenados pela Primeira Turma do STF.

A Procuradoria-Geral da República não apresentou uma denúncia sobre esse caso. Se entender que não há elementos para isso, o órgão pode propor o arquivamento do caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.