BRASÍLIA - A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (13) a aprendizagem de matemática e o novo Plano Nacional de Educação (PNE).
A audiência atende a pedidos da deputada Professora Goreth (PDT-AP) e do deputado Rafael Brito (MDB-AL). Segundo os parlamentares, o objetivo é discutir a aprendizagem de matemática como um eixo estruturante da política educacional, tema que, segundo eles, não recebeu a devida atenção na proposta do novo PNE (2024–2034).
Professora Goreth destaca que o texto do plano não menciona a palavra “matemática” em nenhuma das metas ou estratégias voltadas à educação básica. "Os dados do Ideb indicam que apenas 5% dos estudantes concluem o ensino básico com aprendizado adequado em matemática, percentual estagnado e comparável aos níveis de 2011", destacou a deputada.
Leia também: Vereadora denuncia vice-prefeito por agressão e tentativa de estupro
Rafael Brito também ressalta que os dados educacionais apontam uma estagnação preocupante nos níveis de aprendizagem de matemática, com impactos diretos sobre a equidade, a empregabilidade e a capacidade de inovação científica e tecnológica do País. "A matemática é um dos maiores desafios identificados na educação básica brasileira", reforçou.
O debate será realizado às 16h30, no plenário 16.
Saiba Mais
- Prouni 2026: MEC divulga 226 mil pré-selecionados na primeira chamada
- Prouni 2026: confira a lista de aprovados em primeira chamada
- Sisu: não selecionados podem aderir à lista de espera até segunda (2)
- Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira (30)
- Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.