BRASIL - Entrou em vigor nesta sexta-feira (4) a lei que modifica o CĂłdigo Penal Brasileiro para acabar com atenuantes e reduzir o prazo prescricional para crimes que envolvam violĂȘncia sexual contra a mulher. A sanção do texto, publicada no DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo (DOU), foi assinada pelo presidente em exercĂcio, Geraldo Alckmin.
As atenuantes eram aplicadas quando o autor do crime tinha menos de 21 anos de idade ou mais de 70 anos. Além disso, para pessoas nessas idades, o prazo de prescrição do delito, que é quando o crime não pode mais ser punido, era reduzido à metade.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Os atenuantes e a redução do prazo prescricional seguem valendo para autores de outros tipos de crime com menos de 21 anos e mais de 70 anos.
O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional, em tramitação definitiva, no dia 10 de junho.
De acordo com o AnuĂĄrio Brasileiro de Segurança PĂșblica de 2024, o Brasil registrou um estupro a cada 6 minutos em 2023. As anĂĄlises trazidas na publicação, produzida pelo FĂłrum Brasileiro de Segurança PĂșblica, indicam que a grande maioria das vĂtimas dessa violĂȘncia sĂŁo meninas e mulheres, que constituem o percentual de 88,2% do nĂșmero total de casos.
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.