BRASIL - Termina nesta terça-feira (1) as inscrições para o curso Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. A formação é oferecida a servidores públicos pelo Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e trata sobre direitos e políticas públicas para quilombolas, povos tradicionais, de terreiro e ciganos. As inscrições podem ser feitas no site da Enap.
O curso é online, com 35 vagas. As aulas começam no dia 28 de julho, com 20 horas de carga horária, com um certificado ao final do curso.
Os conteúdos do cursos são Fundamentos e relações entre cultura e identidade na constituição de direitos dos povos de terreiro; Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana como lócus de resistência da diáspora; Raça, racismo religioso e racismo ambiental na sociedade brasileira e Marcos legais: reconhecimento jurídico-formal e Matriarcado e tradições de matriz africana.
"O curso de formação de gestores representa um compromisso do governo federal com a qualificação da gestão pública, visando à melhoria da prestação de serviços à população, com atenção especial aos quilombolas, povos e comunidades tradicionais de terreiro e ciganos, historicamente vulnerabilizados pelo racismo institucional”, explica coordenadora-geral de Políticas para Comunidades Tradicionais do Ministério da Igualdade Racial, Eloá Moraes.
Saiba Mais
- Prouni 2/2025: entenda como funciona a seleção
- Prouni 2025: Maranhão tem oferta de 7.826 bolsas no segundo semestre
- Uema e UFMA encerram inscrições para concursos e seletivos
- Inscrição para certificador do Enem e da PND termina nesta segunda-feira (30)
- Inscrições para o Encceja PPL podem ser feitas até 11 de julho
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias