BRASÍLIA - Um projeto de lei apresentado no final de maio (PL 2.658/2025) prevê a transferência de recursos do governo federal para estados e municípios que receberem grandes fluxos de imigrantes decorrentes de crises humanitárias.
O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) é o autor desse projeto. O texto faz alterações na Lei 13.684, de 2018, que instituiu a política de enfrentamento à emergência decorrente do fluxo migratório provocado por crise humanitária. Ele lembra que essa lei foi criada devido à imigração em massa de cidadãos venezuelanos para o estado de Roraima.
De acordo com a proposta, "os valores das transferências e dos investimentos federais [da União] serão fixados anualmente na Lei Orçamentária Anual, com base em critérios técnicos definidos em regulamento, enquanto persistir a crise humanitária".
O projeto de Mecias não restringe a atuação do governo federal ao apoio financeiro; o texto também prevê o apoio técnico e logístico, entre outros.
Estão incluídos nesses apoios, conforme a proposta:
o reforço de efetivos, equipamentos e estrutura das forças de segurança pública e defesa civil locais;
o apoio às redes de saúde, educação, assistência social, habitação e saneamento locais;
recursos para estruturação e manutenção de abrigos humanitários, centros de acolhimento e postos de regularização migratória.
O texto determina que esses apoios serão feitos "de forma proporcional ao volume de migrantes e refugiados acolhidos, à sobrecarga nos serviços públicos e aos indicadores sociais e de segurança locais".
Saiba Mais
- Desenvolvimento da medicina nuclear é tema de projeto
- Senado vai ouvir mães vítimas de violência acusadas de sequestro internacional
- Comissão avalia relatório de MP que concedeu aumento aos militares na terça
- Senado aprova aumento do número de deputados federais para 531
- Senado critica liberação de bingos e cassinos no país
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias