BRASIL - A bilheteria do cinema brasileiro registrou um crescimento expressivo de 197% entre 2023 e 2024, segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e de entidades do setor audiovisual.
De acordo com o levantamento, o público das produções nacionais saltou de 3,7 milhões de ingressos vendidos em 2023 para 12,6 milhões em 2024 — um aumento de 241%. O avanço é atribuído a fatores como o retorno da cota de tela, que exige que as salas exibam um número mínimo de filmes brasileiros, além do bom desempenho de títulos de destaque, como *Ainda Estou Aqui*, que figurou entre os cinco longas nacionais mais assistidos do ano.
Ao todo, 456 filmes foram lançados no país em 2024, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Desses, 197 eram produções brasileiras — alta de 22% no comparativo com 2023. A participação do cinema nacional nas sessões também dobrou, chegando a 15,7% do total exibido.
A recuperação do setor se refletiu ainda na arrecadação geral das salas de cinema. Foram vendidos 125 milhões de ingressos ao longo de 2024, o que gerou uma bilheteria total de R\$ 2,5 bilhões — aumento de cerca de 10% em relação a 2023, quando foram vendidos 114 milhões de bilhetes e arrecadados R\$ 2,2 bilhões.
Somente nos quatro primeiros meses de 2025, o mercado já registra crescimento de 15% em público e faturamento na comparação com o mesmo período do ano anterior. As produções brasileiras seguem com participação relevante, mantendo cerca de 20% do market share nesse início de ano.
Especialistas apontam que a retomada é resultado de uma combinação de políticas públicas, investimentos no setor de exibição, aumento na produção e na diversidade dos filmes nacionais, além do fortalecimento de títulos que conseguiram atrair diferentes públicos. Ainda assim, o cinema nacional ainda não retomou os níveis pré-pandemia, quando o número de ingressos vendidos anualmente superava os 23 milhões.
Saiba Mais
- Festival de curtas dará visibilidade para filmes do Brasil e do Chile
- Filme sobre musical negro vence festival In-Edit Brasil
- Ator maranhense estrela e coproduz novo curta-metragem de terror LGBTQIAP+
- Mercado cinematográfico no Brasil tem alta de 15% em 2025
- Filme brasileiro "O Agente Secreto" disputa Palma de Ouro, em Cannes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias