BRASIL - A Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) anunciou, nesta quinta-feira (29), o reconhecimento do Brasil como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A conquista foi anunciada oficialmente em Paris durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OMSA.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
O anúncio da Certificação foi recebido com muita emoção e entusiasmo pela delegação brasileira presente ao evento. A presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Jucielly Oliveira, e a diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal, Kamilla Vidigal, integraram a equipe.
“Nós, da Aged, lembramos de todo o trabalho e esforços empenhados desde a criação da Agência, que nasceu com o intuito de combater a febre aftosa, até os investimentos recentes feitos pelo governador Carlos Brandão para o desenvolvimento da pecuária maranhense e o alcance desta grande conquista", destaca a presidente da Aged. "O novo status sanitário concedido representa a força e a união de toda nossa cadeia produtiva, incluindo, produtores rurais, instituições públicas e privadas, além dos servidores da Aged".
Para celebrar esse momento especial de reconhecimento do Estado do Maranhão como zona livre de aftosa sem vacinação está reservada uma solenidade especial no próximo dia 06 de junho, em que o governador do estado, acompanhado do presidente Luís Inácio Lula da Silva, recebe oficialmente o certificado do novo status sanitário.
O Maranhão possui atualmente 10.971.043 cabeças de bovídeos e o registro de 192.644 propriedades. A conquista representa mais desenvolvimento para a pecuário do Estado. Gera mais oportunidades de investimentos, mais trabalho e emprego e ampliação de novos mercados.
Saiba Mais
- Brasil é reconhecido como país livre de febre aftosa sem vacinação em cerimônia em Paris
- Ministério da Agricultura vai intensificar ações de proteção após suspender vacinação contra febre aftosa
- Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo
- Maranhão inicia última etapa de vacinação contra febre aftosa nesta segunda-feira (1º)
- Publicada portaria que reconhece o Maranhão como área livre de febre aftosa sem vacinação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias