Homenagem

Ex-presidente José Sarney lamenta morte de Silvio Santos: "Perda do Brasil inteiro"

O apresentador Silvio Santos morreu na madrugada deste sábado (17), vítima de uma broncopneumonia.

Imirante.com

Atualizada em 17/08/2024 às 16h39

BRASIL - O ex-presidente José Sarney lamentou a morte do empresário e apresentador Silvio Santos, que ocorreu em São Paulo, na madrugada deste sábado (17). Segundo boletim do Hospital Albert Einstein, a causa da morte foi uma broncopneumonia em decorrência de uma infecção por H1N1.

Em vídeo, o ex-presidente ressaltou o legado de um dos maiores nomes da TV brasileira, que comandava o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.

"A morte de Silvio Santos deixa uma lacuna e uma saudade que vai durante muito tempo ocupar o imaginário popular brasileiro. Ele sabia lidar com a alegria, com a brincadeira, com a provocação, com a comunicação que era um dom extraordinário que ele tinha. E assim, ele atraia uma atenção, que foi uma presença constante em todos os lares do Brasil durante muitos anos", afirmou José Sarney.

O ex-presidente também demonstrou seu apoio à família do apresentador e aos seus fãs. "Eu quero lamentar e, ao mesmo tempo, apresentar o meu pesar à sua família, dizendo que essa perda não é somente deles, é uma perda do Brasil inteiro", complementou 

Continua após a publicidade..

Ícone da TV brasileira

O apresentador Silvio Santos foi um dos maiores ícones da televisão brasileira, especialmente como comandante do Programa Silvio Santos, que esteve no ar desde 1963, e como fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), lançado em 1981.

Nascido como Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, Silvio era filho de Alberto e Rebeca, imigrantes de origem judaica, e o mais velho de cinco irmãos.

Formado em contabilidade, Silvio começou a trabalhar como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, vendendo canetas e capas plásticas para títulos de eleitor nas eleições de 1946. Foi também nessa época que ele iniciou pequenos trabalhos como locutor de rádio.

Silvio Santos deixa sua esposa Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e com quem teve quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Ele também deixa duas filhas, Cíntia e Silvia, de seu primeiro casamento com Cidinha, que faleceu em 1977.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.