Decisão

Moraes manda prender blogueiros apoiadores de Bolsonaro

Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio foram alvo de mandados de prisão nesta quarta-feira, depois de pedido da PF.

Ipolítica, com informações do g1

Alexandre de Moraes é presidente do STF (Rosinei Coutinho / SCO / STF)

BRASÍLIA - Uma nova determinação de prisão foi expedida contra os blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, ambos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal, que apontou ao STF uma ação dos dois investigados para atacar, com posts criminosos, policiais federais que atuam em investigações no tribunal.

Allan está morando nos Estados Unidos desde o momento em que passou a ser alvo de investigação pela PF. Já Oswaldo Eustáquio está na Espanha. 

O primeiro é investigado pelos crimes de obstrução de Justiça, ameaça e crimes contra a honra. Já o segundo é investigado por corrupção de menores, já que estaria se passando pela filha para fazer postagens.

O ministro Alexandre de Moraes também autorizou buscas contra o youtuber e influenciador de direita Ed Raposo, em endereços no Espírito Santo.

Leia também: STJ proíbe desembargadores investigados de acesso ao TJMA

Continua após a publicidade..

Segundo a Polícia Federal, os investigados teriam usado "crianças e adolescentes" e seus perfis em redes sociais para ocultar a autoria de postagens criminosas – valendo-se do fato de que, por serem menores de idade, eles não poderiam ser punidos pelos posts.

Ao todo, nove medidas cautelares e dois mandados de busca foram cumpridos no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Amazonas e no Distrito Federal.

Operação 'Disque 100'
A operação foi batizada de "Disque 100" em referência ao Disque Direitos Humanos, serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos que recebe denúncias sobre violações de direitos.

O Disque 100 é o principal canal de denúncias, por exemplo, sobre violações contra crianças e adolescentes.

Segundo a PF, o perfil da filha de Oswaldo Eustáquio em uma rede social chegou a publicar um post dizendo que havia policiais na casa da família nesta quarta. A adolescente, no entanto, ainda estava dormindo, o que indica o uso do perfil por maiores de idade, incluindo seus responsáveis legais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.