BRASIL - As unidades de saúde do SUS continuam mobilizadas pela Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, por todo Brasil. E a vacina contra a gripe oferecida nas salas de vacinação é a trivalente. O imunizante segue as orientações de produção dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e protege contra as principais cepas do vírus.
O infectologista André Prudente explica o motivo da dose ser trivalente. “A vacina atual tem três subtipos, que são os que estão circulando no mundo atualmente: o subtipo A H1N1, o A H3N2 e o influenza B. Então o fato dela ser trivalente significa que protege contra esses três tipos.”
O especialista complementa: “não há problema em tomar a vacina trivalente da gripe junto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, como o da Covid-19, por exemplo”.
Continua após a publicidade..
Para os que ficam preocupados com os efeitos colaterais, o doutor André Prudente afirma que a vacina da gripe é segura.
“Ela [a trivalente] não é de vírus vivo, então não vai dar gripe por causa da vacina. Ela pode dar uma dor local, pode ter um pouquinho de febre, mas normalmente não mais do que isso.”
Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto. Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.
Saiba Mais
- Casos de infecção respiratória graves apresentam alta no MA e 9 Estados
- Fiocruz: segue alta a mortalidade por vírus respiratório em crianças
- Gripe: vacinar a grávida também protege o bebê
- Gripe: fique de olho nos sintomas; vacina está disponível
- Vacina da gripe não deixa gripado, explica médica sanitarista
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.