EMERGÊNCIA

Congresso pede liberação imediata de emendas para municípios gaúchos

Os deputados relataram já ter enviado, nas enchentes anteriores, recursos de emendas individuais para o estado.

Ipolítica

Rio Grande do Sul (Reprodução)

BRASIL - Em reunião emergencial nesta sexta-feira (3) na Assembleia Legislativa gaúcha, parlamentares e autoridades do Estado mapearam demandas e estratégias a serem adotadas para amenizar a destruição gerada pelas enchentes. Os estragos foram registrados em mais de 130 municípios gaúchos. Um dos pedidos é para que emendas parlamentares sejam liberadas imediatamente.

Os deputados relataram já ter enviado, nas enchentes anteriores, recursos de emendas individuais para o estado. Novos montantes devem ser enviados, mas o tempo entre o empenho e o efetivo pagamento preocupa os congressistas.

“Pedimos a liberação imediata dos R$ 450 milhões da bancada gaúcha na área da saúde e também um recurso, que não é muito, da assistência social e do Ministério da Agricultura. A reunião foi de sugestão, mas também de encaminhamento imediato. Falamos com o presidente Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, e queremos apresentar projetos já na segunda-feira”, resumiu o deputado federal Marcon (PT-RS), coordenador da bancada.

Outros encaminhamentos feitos pela bancada foram de estabelecimento de urgência para quatro projetos de lei que estão na Comissão Externa que trata das enchentes para que atuem na prevenção com agilidade. As propostas foram protocoladas por Afonso Hamm (PP-RS), Maria do Rosário (PT-RS), Bibo Nunes (PL-RS) e Lucas Redecker (PSDB-RS).

Há um pedido, também, de reforço no envio de helicópteros para resgate e reforço no auxílio para famílias, como suspensão de contas como água, luz, liberação de FGTS e outros.

Uma nova reunião já foi marcada pelos parlamentares para a próxima segunda-feira (6), desta vez com a presença dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, e Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.