Saiba como observar

Chuva de meteoros com até 120 'estrelas cadentes' por hora acontece nesta quinta-feira (14)

Conhecido como Geminídas, o efeito ocorre quando os meteoros entram na atmosfera terrestre a uma velocidade de 260 mil km/h.

Imirante.com

Atualizada em 14/12/2023 às 19h38
“Os geminídeos são meteoros brilhantes e rápidos e tendem a ser de cor amarela”, relata a Nasa. (Foto: Jeff Dai/Nasa)

BRASIL - O pico de chuva de meteoros Geminídas acontece nesta quinta-feira (14). A informação foi divulgada pela Nasa, agência aeroespacial dos Estados Unidos.

Neste fenômeno, os meteoros adentram a atmosfera terrestre a uma velocidade de 260 mil km/h, deixando um rastro brilhante no céu, semelhante a uma chuva de estrelas cadentes.

Esta é uma das chuvas de meteoros com a maior taxa de ocorrência por hora. A visibilidade do fenômeno a olho nu dependerá das condições climáticas da região.

Que horas começa a chuva de meteoros?

Para esse tipo de fenômeno, a partir das 22h30 ou 23h, é o horário que os especialistas sugerem observar a constelação de Gêmeos (o que justifica o nome "Geminídas") na direção nordeste, dependendo das condições atmosféricas e do local de observação.

Qual a melhor região do Brasil para ver a chuva de meteoros Gemínidas?

A melhor visualização da chuva de meteoros pode ocorrer nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, devido à localização da constelação de Gêmeos durante o ápice do fenômeno.

Para contemplar a chuva de meteoros, é ideal estar em uma área de baixa luminosidade artificial, longe das luzes da cidade, e contar com um céu limpo e sem nuvens. É recomendado deitar e permitir que seus olhos se adaptem à escuridão. É importante que o local não tenha iluminação artificial e que seja uma noite sem nuvens para a observação.

Para quem quer observar a chuva de meteoros de modo online, existem aplicativos que permitem apontar o celular para o céu e identificar a direção da constelação de Gêmeos ou da chuva de meteoros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.