
BRASĂLIA - A safra brasileira de grĂŁos, cereais e leguminosas deve ficar em 308,5 milhĂ”es de toneladas em 2024, segundo a primeira estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica (IBGE) para a produção agrĂcola brasileira do ano que vem.
Caso se confirme, a safra deverĂĄ ser 2,8% inferior, ou 8,8 milhĂ”es de toneladas a menos, Ă estimada para este ano, de 317 milhĂ”es de toneladas, segundo o Levantamento SistemĂĄtico da Produção AgrĂcola (LSPA) realizado em outubro e tambĂ©m divulgado pelo IBGE.
A queda de 2023 para 2024 deverå ser puxada principalmente pelas lavouras da soja, com previsão de queda de 1,3%, ou menos 2 milhÔes de toneladas, e do milho, que deverå recuar 5,6%, ou menos 7,3 milhÔes de toneladas. Tanto a soja quanto o milho também deverão ter queda na årea colhida, de 0,6% e 0,4% respectivamente.
âO excesso de chuvas na RegiĂŁo Sul e o tempo seco no Norte estĂĄ atrasando o plantio da nova safra em algumas unidades da Federação, o que pode atrasar a colheita e, consequentemente, o plantio da segunda safra, trazendo maior insegurança climĂĄtica para a mesmaâ, explica o pesquisador do IBGE Carlos Barradas.
Jå a cultura do arroz deverå ter alta de 2,5% na produção, com aumento de 4,5% na årea colhida.
Safra de 2023
Segundo o LSPA de outubro, com uma safra de 317 milhĂ”es de toneladas neste ano, a produção agrĂcola deverĂĄ ser recorde, com uma alta de 20,6% em relação ao ano anterior, com altas de produção nas lavouras de soja (27%) e milho (19,5%), mas queda no arroz (4%).
Saiba Mais
- Desenrola Rural prevĂȘ descontos de atĂ© 96% em dĂvidas de agricultores
- Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
- Produção de grĂŁos terĂĄ crescimento recorde de 8,3%, prevĂȘ Conab
- Clima adverso reduz safra de grãos em 21,4 milhÔes de toneladas
- Safra de grãos deve chegar a 298,6 milhÔes de toneladas, diz Conab
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+NotĂcias