Eleições 2022

TSE já tem dois votos para manter Bolsonaro inelegível

Segundo a votar, ministro André Ramos Tavares seguiu relator, ministro Benedito Gonçalves.

Ipolítica

Bolsonaro tenta reverter decisão pela inelegibilidade (Tânia Rêgo)

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral já tem dois votos para rejeitar o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a decisão que o tornou inelegível por 8 anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2022. O ministro André Ramos Tavares foi o segundo a votar, e se posicionou da mesma forma que o relator, o ministro Benedito Gonçalves.

O caso está sendo julgado no plenário virtual, modalidade na qual os ministros apenas colocam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A análise termina às 23h59 de 28 de setembro.

Em junho deste ano, Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.

Continua após a publicidade..

No recurso apresentado no TSE, os advogados de Bolsonaro alegaram que houve cerceamento de defesa no julgamento pela falta de análise de todos os argumentos apresentados por eles e para apresentação de testemunhas.

No julgamento virtual, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A análise do recurso está prevista para terminar no dia 28 deste mês.

Além de Gonçalves Tavares, ainda vão votar os ministros Floriano de Azevedo Marques, Raul Araújo, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.