BRASÍLIA- Nesta terça-feira (29), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o orçamento para o ano de 2024 já está “fechado” e com déficit zero nas contas do governo. A proposta deve ser enviada ao Congresso Nacional ainda nesta semana.
"O orçamento vai ser equilibrado. Nem teria tempo de mudar o orçamento, está pronto há mais de 15 dias. Então no dia 31 [de agosto] a gente apresenta os parâmetros, os dados, as medidas fiscais. Já fechado com o Planejamento. A área econômica toda. O orçamento está indo equilibrado", declarou Haddad.
Segundo o ministro, as receitas primárias serão iguais às despesas, o que garante resultado zero nas contas do governo, ou seja, sem déficit. "As receitas são iguais às despesas. Mais explícito que isso eu não consigo ser (...) O orçamento está fechado. Não está fechado ontem. Foi fechado com o presidente [Lula] antes da viagem para a África, fechamos na mesa dele. Não tem nem como mudar em dois dias a peça orçamentária. Nem sei de onde saiu", acrescentou Haddad.
O Ministério da Fazenda vem buscando, segundo dados da própria pasta, que a partir de abril de 2024 as contas federais já possam ter saldo positivo. No entanto, o arcabouço fiscal prevê para o próximo ano nas contas públicas, um saldo negativo de 0,25% do PIB.
Continua após a publicidade..
Questionado sobre os rumores de que haveria pressão dentro do governo para enviar uma proposta de orçamento com déficit no próximo ano, apelidado de "fogo amigo", Haddad sorriu e declarou: "Tem o fogo amigo".
O ministro Haddad confirmou ainda que há medidas adicionais de aumento de arrecadação que ainda serão propostas no orçamento de 2024, além das anunciadas nos últimos dias, como a tributação de "offshores" no exterior e de fundos exclusivos. "Tem, tem medidas novas", declarou.
Saiba Mais
- Haddad promete novas medidas de corte de gastos em 2025
- Haddad vê Alemanha como parceiro promissor na transição energética
- Socorro a aéreas não terá dinheiro do Tesouro, diz Haddad
- Haddad anuncia medidas de arrecadação com reoneração gradual da folha
- Haddad diz que desoneração da folha é inconstitucional
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias