BRASIL - Foi enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Pfizer, um pedido de aprovação para uso da vacina Abrysvo, que é a primeira destinada à proteção de recém-nascidos e bebês de até 6 meses de idade contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
O pedido foi enviado à Anvisa nesta segunda-feira (28). O VSR é o principal causador de bronquiolite, infecção respiratória e pneumonia em crianças e idosos. Além disso, o vírus também representa a maior causa de internação de crianças de até 4 anos no Brasil.
A imunização de bebês com a Abrysvo é realizada a partir da vacinação da gestante, que ocorre no final da gravidez. A vacina é indicada para idosos que possuam 60 anos ou mais, pois fazem parte do grupo que corre alto risco para as formas graves da infecção pelo VSR.
Continua após a publicidade..
“Hoje demos um passo muito grande para avançar na proteção contra o VSR no Brasil. Essa inovação permitirá proteção segura e eficaz aos principais grupos de risco contra infecções causadas pelo vírus, em especial, os recém-nascidos”, afirma a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro, em comunicado.
O pedido da Pfizer foi feito após os resultados de estudos clínicos internacionais com mais de 7 mil grávidas, realizados em 18 centros de pesquisa, quatro deles feitos no Brasil. Os testes demonstram a eficácia e segurança da vacina para bebês e idosos. A resposta imune gerada pela vacina após a aplicação nas gestantes foi capaz de prevenir 82% das formas graves da doença em crianças de até 3 meses de idade. Ao completar 6 meses, a resposta imunológica era de 69%.
Já para os idosos, o imunizante ofereceu 85,7% de proteção contra quadros graves, segundo afirmam os pesquisadores.
Saiba Mais
- Anvisa atualiza composição de vacinas contra gripe para 2025
- Campanha de multivacinação é realizada neste fim de semana, em São Luís e São José de Ribamar
- Cobertura da vacina BCG no Brasil atinge 75,3% neste ano
- São Luís tem vacinação contra poliomielite neste sábado (8); veja os locais
- Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias